Ícone do site Lado de Cá – Seu portal de notícias

Sala de leitura Ruth de Souza leva literatura para o bairro de Venda da Cruz, em São Gonçalo

Sala de Leitura Ruth de Souza, no bairro de Venda da Cruz

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), em parceria com a ONG AfroTribo, inaugura nesta sexta-feira (24), às 10h, a Sala de Leitura Ruth de Souza, localizada no Condomínio Residencial Venda da Cruz, no bairro de mesmo nome. O local já recebeu a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, a única que que conta com aulas bilíngue de português-francês em São Gonçalo, e também a Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Margarida Maria Garcia de Araújo.

A Sala de Leitura Ruth de Souza conta com brinquedoteca, gibioteca, computadores, sala de vídeo, espaço para lançamento de livros e reuniões, miniauditório com capacidade para 80 pessoas, atividades de canto, teatro, cinema e roteirismo, dança, painéis estudantis, libertação de livros, sarau, palestras e debates.

A criação da Sala de Leitura, sendo batizada com o nome Ruth de Souza, é uma homenagem a grande atriz, que foi pioneira na sua profissão, considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Foi a primeira brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz pela sua atuação no filme Sinhá Moça, no longa interpreta Sabina, que lhe deu a indicação para o Festival de Veneza em 1954, um dos mais importantes do mundo.

Para o secretário de Educação, Maurício Nascimento, é importante incentivar os alunos a ter o hábito da leitura. “O objetivo da sala de leitura é proporcionar uma prática de ensino que venha a estimular o aluno na construção dos seus conhecimentos, despertando no mesmo o interesse pela leitura e a escrita de forma espontânea e prazerosa. E homenagear a grande dama negra do teatro brasileiro, Ruth de Souza, que tem uma grande importância para a arte nacional, em especial para os artistas negros, sendo fundamental, pois ela sempre clamou por uma maior representação dos negros nas artes, criticando os papéis estereotipados de serviçais e escravos. Nada mais justo do que dar o seu nome a uma sala de leitura”, ressalta o secretário.

História – Ruth de Souza se interessou pelo teatro em 1945 e, no mesmo ano, passou a integrar o elenco do Teatro Experimental do Negro, primeira companhia formada inteiramente por atores negros, que montou um espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a peça “O Imperador Jones”, de “Eugene O’Neill. A grande dama negra do teatro faleceu no dia 28 de julho de 2019, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações de um quadro de pneumonia.

Parceria – A AfroTribo é uma organização sem fins lucrativos que atua na valorização da autoestima de negros de comunidades carentes nas cidades do Leste Fluminense, como São Gonçalo e Maricá. Segundo Paula Dias, coordenadora da ONG e diretora da Sala de Leitura, “o objetivo é criar ferramentas permanentes de transformação social e cultural, sobretudo da juventude negra e pobre das periferias, e trazer para o ambiente da escola. Uma sala de leitura vai com certeza ajudar a atingir este objetivo de transformação como um todo da sociedade”, declarou Paula Dias.

As visitas a Sala de Leitura Ruth de Souza serão previamente agendadas para melhor assegurar e se enquadrar às normas de distanciamento social, devido à pandemia ocasionada pela Covid-19.

SERVIÇO:

Inauguração: 24 de julho
Horário: 10 horas
Endereço: Rua Dr. Porciúncula, 395 – Venda da Cruz – São Gonçalo.
(Condomínio Minha Casa Minha Vida, ao lado da Unidade Municipal de Educação Infantil Margarida Maria Garcia).

Sair da versão mobile