17.2 C
São Gonçalo
sábado, agosto 13, 2022

Rogério Athanazio, o realizador do único Campeonato Brasileiro de Ligas de Judô em São Gonçalo

Leia Mais

O Judô é um dos esportes mais praticados no Brasil, tanto por homens quanto por mulheres, crianças e idosos. A arte marcial, praticada como esporte, é um desporto Olímpico de elevado teor educativo e foi criada pelo mestre japonês Jigoro Kano em 1882. Adaptação do Jiu-Jitsu, foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX e tem o objetivo de desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecendo o corpo e a mente de forma integrada.

Entre os principais benefícios da prática do Judô estão ganho de condicionamento físico, emagrecimento, aumento do desempenho cerebral, disciplina, respeito, desenvolvimento da capacidade de analisar a realidade e valores primordiais para o ser humano, através da filosofia de uma atitude moral autêntica.

Hoje, o país conta com inúmeros praticantes e São Gonçalo é um dos municípios onde o Judô tem grande receptividade. O Professor Rogério Athanazio é um dos principais representantes do esporte na cidade. Faixa preta segundo Dan de Judô, o professor é Coordenador no Centro Educacional Pereira Rocha, que fica situado no bairro Portão do Rosa (SG), onde ministra suas aulas.

Atualmente, Diretor do Departamento de Arbitragem de Judô da Liga Gonçalense de Desportos (LGD), na década de 90, através da LGD e da LIJUERJ (Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro), o professor  realizou o primeiro e único, até hoje, Campeonato Brasileiro de Ligas no Município de São Gonçalo. No ano de 1994, sediou todos os módulos para faixas pretas, realizados pela LIJUERJ, levando atletas para competir em vários estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

O professor Rogério Athanazio ressalta que a pandemia do Covid-19 acabou freando o trabalho que vinha sendo realizado no colégio, principalmente em relação ao Judô:

“A pandemia, simplesmente, parou tudo. Tenho a expectativa da descoberta da vacina ainda esse ano para que a vida e os treinos voltem logo ao normal. E, inclusive, possamos voltar a lutar por oportunidades para os atletas, que não tem apoio de governantes, de um modo geral.”

Judô, na tradução literal do japonês, significa “caminho suave” ou “caminho da suavidade”. Seu criador, Jigoro Kano, tinha 1,50 metro de altura e pouca força física, que o deixava em desvantagem diante de seus oponentes mais altos e mais pesados, o que o levou a desenvolver um estilo de luta onde o ponto chave era a inteligência acima da força física. Com a combinação de elementos de luta de diferentes escolas, onde aprimorou sua formação nas artes marciais, desenvolveu técnicas baseadas no uso da força do oponente para contra-atacar. Dessa forma, mesmo ao enfrentar adversários de porte físico maior, os judocas conseguiriam alcançar a vitória.

Como foi apresentado, o Judô pode ser praticado por pessoas de todas as idades, independente do porte físico, trazendo vários benefícios. Se já teve vontade de praticar alguma arte marcial e, por alguma razão, achou que não conseguiria se desenvolver nos treinos, o Judô é uma excelente opção.

Notícias Relacionadas

1 COMMENT

  1. Rogério Athanazio é um dos mais nobres nesse esporte e como pessoa humana é inquestionavel e incomensurável!

    Guará Matos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias