19.9 C
São Gonçalo
sábado, abril 20, 2024

Rio e Niterói unidas em defesa do clima e da Baía de Guanabara

Prefeituras se apresentam à Unesco como megacidade e participam juntas em dois encontros internacionais

Leia Mais

Unidas além da Ponte. As cidades do Rio e Niterói vão representar o Brasil na II Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global, que vai acontecer em Paris, Na França, em 2022. No encontro 16 megacidades vão discutir políticas ambientais sobre o clima e o uso da água. A união das duas cidades brasileiras no encontro tem como foco a recuperação da Baía de Guanabara.

A discussão ambiental sempre foi uma dificuldade por parte das prefeituras. No Rio, boa parte da cidade é completamente desprovida. A gente vê essa tragédia diária e permanente. Acho que a nova concessionária tem um compromisso grande de tratar a Baía de Guanabara como prioridade. A cidade do Rio passou anos depositando resíduos sólidos às margens da Baía. São muitos os desafios, e quem sofre com isso são os mais pobres”, analisou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A união entre os dois municípios dá o título a ambos de uma única “megacidade”, reconhecida pela Unesco na Aliança de Megacidades para a Água e o Clima. A primeira atuação em conjunto acontecerá na Conferência do Clima, a Cop 26, que reunirá 197 países para discutir as transformações do clima e apontar resoluções. O encontro começa no fim deste mês e vai até novembro, em Glasgow, na Escócia.

Segundo o secretário de Clima de Niterói, Luciano Paez, a Baía de Guanabara será um dos principais focos da união das duas cidades. “A Baía de Guanabara, em especial, será o nosso palco de atuação e todas as bacias drenantes a ela, que correspondem a cidade do Rio, toda a Região Metropolitana e a cidade de Niterói”.

 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress