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sexta-feira, novembro 27, 2020
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Quatro ideias para suas ofertas de Black Friday

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Na semana passada, começamos a falar da Black Friday e eu prometi para vocês novas dicas a cada 15 dias até o início de novembro. Hoje vamos falar sobre definição dos preços das ofertas, uma das primeiras táticas sobre as quais você precisa pensar para programar uma Black Friday bem sucedida.

Para deixar as explicações mais compreensíveis, eu vou usar como exemplo uma loja fictícia de roupas e acessórios infantis. Nossa loja inventada vende de tudo: de bodys para bebês até berços.

A propósito, apesar do exemplo específico, todas as orientações se aplicam a uma grande variedade de negócios varejistas populares.

Para começar, vamos falar de números

Essa loja fictícia realiza em média 400 vendas por mês, com um ticket médio de 100 reais. Ticket médio é o nome que se dá à média de valor de cada venda realizada. Logo, a loja fatura cerca de R$40 mil por mês, o que equivale a 400 vezes 100.

Segura essas informações aí que vamos usá-las daqui a pouco.

Aposte na diversidade de ofertas

Na sua loja, entram dezenas de pessoas todos os dias. Cada uma com seus diferentes hábitos, anseios, expectativas, níveis de renda. É importante conhecer os principais perfis e, para cada um deles, criar diferentes ofertas em vários níveis de preço.

No nosso exemplo, a loja divide as roupinhas em meninos e meninas. Para cada gênero, as necessidades são diferentes conforme a ocasião, sendo que as principais são, por exemplo: recém-nascidos, bebês de 2 aninhos e crianças de 6 anos. Logo, podemos criar uma oferta para meninos recém-nascidos por R$100, outra para meninas de 2 anos por R$120, mais uma para meninos de 6 anos por R$150 e por aí vai. Nesse exemplo, estou definindo 3 níveis de preço, todos acima do ticket médio da loja.

Com tudo isso, podemos criar 18 combinações diferentes de gêneros, idades e preços. Assim, quando entra na loja um comprador ou compradora, você pode, com poucas perguntas, indicar a oferta mais adequada.

Você pode, ainda, buscar ocasiões menos comuns. Por exemplo, em vez de dividir sua clientela pela idade da criança, pode dividir por “pessoas que querem comprar presentes”, “mães e pais de primeira viagem” ou “pessoas que vêm comprar com os fillhos”. Utilize a estratégia de segmentação que fizer mais sentido para você.

Crie ofertas com diferentes níveis de preço

Para chegar aos valores de R$100, R$120 ou R$150 que estamos usando no exemplo, a nossa loja fictícia de roupinhas infantis pode criar conjuntinhos de peças e acessórios para compôr o preço final. Para isso, é interessante juntar produtos campeões de vendas com outros que você ainda não vende tão bem, mas que têm potencial para gerar recompra.

Um exemplo: a loja pode montar um look com uma bermuda de uma marca muito vendida e uma camiseta de outra marca menos conhecida mas de boa qualidade. A ideia aqui é gerar experimentação. Os pais da criança poderão ver a qualidade do produto e voltarão para comprar.

Para fechar negócio, ofereça uma condição irresistível

Para potencializar ainda mais os resultados dessa ação, você pode oferecer condições especiais de parcelamento para compras acima dos valores estabelecidos. No caso, pode parcelar em 2x as compras acima de R$100, em 3x as compras acima de R$120 e em 5x as compras acima de R$150. Avalie se uma possibilidade como essa é financeiramente viável para você. Se for, aproveite e ofereça essa vantagem para seu público. A possibilidade de comprar mais pagando uma parcela menor é muito tentadora.

Lembre-se também de negociar condições especiais com seus fornecedores. Você pode barganhar descontos na compra de produtos ou pedir materiais que irão lhe ajudar nas vendas, como expositores, brindes, amostras ou produtos bonificados.

Por fim, é claro que você não pode criar tantas ofertas a ponto de confundir sua clientela. Você sempre terá como limitador a capacidade de divulgá-las dentro da sua loja. Mas isso é papo para a nossa próxima coluna.

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