17.2 C
São Gonçalo
sábado, agosto 13, 2022

Projeto social incentiva a leitura em Niterói

Leia Mais

Fundado em 2005, o Instituto Casa Verde de Incentivo à Leitura oferece oficinas gratuitas de incentivo à leitura para crianças e adolescentes em Niterói.

De acordo com a fundadora e coordenadora do projeto, Neide Graça, “A proposta básica do Projeto é desenvolver nos participantes das oficinas o interesse pela leitura, um trabalho que necessita de muita insistência e tempo para dar resultados, e para que isso aconteça é necessário trazer para as atividades um formato que desperte o interesse das crianças e adolescentes.” Cada ano, a ONG cria um tema para desenvolver. Este ano é “Era uma vez… Conte outra vez”, buscando uma relação de diálogo entre os participantes, a literatura e sua própria realidade.

O projeto foi formatado para ser realizado em qualquer instituição que tenha a intenção de incentivar a leitura. Como o programa não conta com incentivo governamental ou patrocínio, a forma encontrada pelos idealizadores para arrecadar fundos foi a publicação de livros com a história do projeto, que são vendidos em feiras, escolas e na própria instituição. Ao todo, já são quatro livros publicados com a autoria de Neide Graça.

Funcionando atualmente na Casa de Aureliano, no Centro, o projeto funciona com o apoio voluntário de Thales Ramos, Maihra Rei e Camille Alves.

As oficinas acontecem todos os sábados, das 10h às 12h, e as turmas são separadas por faixa etária:

  • Maternal -3 a 4 anos,
  • Jardim – 5 a 6 anos,
  • 1º ciclo – 7 a 8 anos,
  • 2º ciclo – 9 a 10 anos,
  • 3º ciclo – 11 a 12 anos,
  • Pré-Mocidade – 13 a 18 anos.

Mais de 70 crianças são atendidas pela iniciativa e, além dos incentivos à leitura, a instituição Casa de Aureliano também oferece, aos sábados,  serviços de assistência social a crianças e adolescentes.

Para mais informações acesse:

http://bibliotecadacasaverde.blogspot.com/

https://artedeguardarhistorias.com.br/livros-publicados/

 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias