20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

Projeto ensina crochê para usuários do Cras Rio Do Ouro

Fotos: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo
Fonte de renda para muitas pessoas, o artesanato pode ir muito além de uma forma de empreender. Os trabalhos manuais, além de serem uma opção de ganhar dinheiro, podem funcionar como terapia. Por serem prazerosos, eles estimulam a criatividade e ajudam na melhoria da autoestima e, assim, vão transformando vidas. Pensando nisso, a psicóloga e técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rio do Ouro, Carmem Lúcia Cardoso, desenvolveu o projeto “Tecendo Fios e Emoções”.
 
A atividade do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, consiste em uma oficina voluntária de crochê para os usuários do equipamento. As aulas, realizadas semanalmente, são voltadas para as pessoas idosas, porém não há restrição de idade. Além de desenvolver a criatividade através de trabalhos manuais para os apaixonados por linhas e agulhas, a oficina funciona como uma ferramenta de reinserção social.
 
“Sou apaixonada por crochê e resolvi criar o projeto pensando em uma forma de ajudar aos nossos usuários a gerarem renda e ao mesmo tempo fortalecerem vínculos, contribuindo assim para o bem-estar físico e psicológico de cada um”, explica Carmem Lúcia.
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, destaca a importância dos serviços oferecidos pelo Cras e a diferença que fazem na vida de cada usuário.
 
“O trabalho desenvolvido pela equipe técnica da nossa rede de assistência é pensando sempre no bem-estar de cada um. O Cras vai além de ser uma porta de entrada para benefícios do Governo Federal. É um lugar de acolhimento e estamos sempre de portas abertas para atender a nossa população”, afirma Luciana.
 
O Cras Rio do Ouro fica na Rua Faustino Fonseca, 569, Rio do Ouro. Telefone: 3605-2425

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress