23.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, março 28, 2024

Programa Sentinela Maricá avança em pesquisa contra a Covid-19

Saúde e Instituto de Ciência fazem exames de sorologia e de secreções em moradores para traçar estratégias contra o vírus

Leia Mais

Mais uma etapa da pesquisa Sentinela Maricá foi iniciada nesta segunda-feira (28) para a coleta de dados sobre a Covid-19 na cidade. Nela, os moradores responderam ao questionário e também passaram por testagem com exames de swab (coleta de secreções) e sorologia. Os entrevistadores são todos agentes do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) e passaram por treinamento na Subsecretaria de Saúde.

As seis equipes, que contam ainda com um aplicador para os exames, um agente comunitário de saúde e um motorista, circularam neste primeiro dia por bairros próximos ao Centro da cidade. Uma delas passou por Araçatiba, onde visitou moradores da parte alta do bairro.

A pesquisa Sentinela Maricá é uma parceria da Secretaria de Saúde com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), cuja meta é visitar 1.155 domicílios até o mês que vem em três ciclos de 385 cada. O coordenador da pesquisa e chefe de gabinete do ICTIM, Carlos Senna, disse que o grupo de trabalho fará uma nova avaliação dos resultados nesta semana.

“Através do que coletarmos de informações, poderemos formar um perfil da estratégia a ser adotada na cidade no combate ao vírus”, explica.

O órgão reforça que os resultados não serão publicados, e sim utilizados internamente nas estratégias de combate à pandemia. As outras duas áreas cobertas pela pesquisa são o entorno de Inoã e Manoel Ribeiro, com base em dados fornecidos pelo censo de 2010 do IBGE.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress