19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Programa de coleta de óleo de cozinha usado é lançado no Leste Fluminense

Águas do Rio incentiva sustentabilidade em escolas de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá; população poderá trocar material descartado por detergente

Programa de Coleta de Óleo de Cozinha Usado é Lançado no Leste Fluminense
Programa de Coleta de Óleo de Cozinha Usado é Lançado no Leste Fluminense
Coletores serão distribuidos em escolas e lojas da concessionária (Foto: Divulgação)

A concessionária Águas do Rio lançou o programa “De Olho no Óleo” no Leste Fluminense, incluindo São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, durante o Mês do Meio Ambiente. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do descarte inadequado de óleo de cozinha e incentivar práticas sustentáveis. Coletores estão sendo distribuídos em colégios e lojas da companhia para que a comunidade possa participar ativamente.

“Ao descartar o óleo indevidamente, ele se junta a outros resíduos e vira um bloco sólido capaz de entupir as redes coletoras. Com esse bloqueio, o esgoto não flui da forma devida, podendo retornar para o próprio imóvel ou extravasar em vias públicas causando mau cheiro. Além do transtorno ambiental, o esgoto não tratado causa doenças e atrai insetos, ratos e outros animais”, explicou Malcom Bispo, gerente de Operações da Águas do Rio.



continua depois da publicidade



A campanha, que vai até novembro, estimula a população a juntar dois litros de óleo de cozinha usado e trocar por um frasco de detergente nos pontos de coleta. Todo o material arrecadado será transportado para uma cooperativa licenciada que faz a destinação correta, transformando-o em biocombustível ou sabão.

“Todos podem fazer a sua parte. E, para isso, é preciso armazenar o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET e depois depositá-la em um dos coletores nas escolas ou em lojas de atendimento da empresa”, afirma Susana Lima, analista de Responsabilidade Social da companhia.

Além da distribuição de coletores, funcionários da Águas do Rio vão dar palestras em escolas da rede pública para promover um comportamento ambientalmente correto. A apresentação do “De Olho no Óleo” para os primeiros alunos aconteceu na Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, em Tanguá, onde alunos do 5º ao 9º ano assistiram à esquete “De Olho na Oleosa”, que aborda o tema de forma lúdica. Hoje é a vez de Itaboraí, onde estudantes da Escola Municipal Antônio Alves Vianna conhecerão a iniciativa.

O programa já foi implantado pela concessionária em outras localidades, como Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e Queimados.

Coleta em Lojas das Águas do Rio no Leste Fluminense

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais:

  • São Gonçalo: Av. Pres. Kennedy, 311 (2º piso) – Centro.
  • Alcântara: Estrada Raul Veiga, 351, Loja 21.
  • Itaboraí: Rua São João, 42 – Centro.
  • Tanguá: Rua Vereador Manoel Macedo, 300, Loja 4 – Centro.
  • Maricá: Rua Barão de Inoã, 287 – Centro.
  • Saquarema: Rua 96, n° 585 – Jaconé.

A Águas do Rio espera mobilizar mais de três mil estudantes e incentivar toda a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress