29.5 C
São Gonçalo
terça-feira, abril 16, 2024

Prefeitura do Rio cancela cirurgias eletivas para abrir leitos de Covid-19

Leia Mais

Nesta terça-feira (1), o governo do Estado do Rio decidiu, após uma reunião com os responsáveis pela Secretaria de Saúde, cancelar cirurgias eletivas a fim de liberar leitos e profissionais para o combate à Covid-19.

Há pouco mais de uma semana, o Rio enfrenta uma alta na demanda por leitos, com filas para internações tanto em ambulatórios quanto em CTIs.

A Secretaria Estadual de Saúde publicará uma resolução ainda nesta terça-feira (1), determinando que os hospitais da rede pública suspendam operações, quase sempre agendadas e de média complexidade. A previsão é que 112 leitos de CTI sejam liberados. As intervenções cirúrgicas para os pacientes mais graves, a princípio, serão mantidas.

Segundo informações, a medida afetará praticamente todos os pacientes, pois irá paralisar a fila nas redes federal, estadual e municipais. Resoluções como essa normalmente são seguidas pelas prefeituras e pela União.

O texto recomenda que hospitais privados também suspendam essas cirurgias.

A suspensão das cirurgias eletivas vai ao encontro do que sugere a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo de trabalho multidisciplinar de cientistas divulgou nesta terça uma nota técnica em que recomenda a abertura de leitos, a suspensão de eventos até o fechamento das praias.

O documento pede ainda:

Realização de ampla testagem;
Ampliação da oferta de transporte público;
Suspensão imediata de eventos presenciais;
Fechamento das praias;
Avaliação da decretação de lockdown (isolamento social severo).

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress