Prefeitura de Niterói reabre visitação à Ilha da Boa Viagem

Após uma extensa obra de recuperação da infraestrutura, a Prefeitura anuncia novas datas disponíveis para visitação da Ilha

Prefeitura de Niterói Reabre Visitação à Ilha da Boa Viagem com Novas Vagas Disponíveis
Prefeitura de Niterói Reabre Visitação à Ilha da Boa Viagem com Novas Vagas Disponíveis
O passeio para conhecer a Ilha é gratuito e acontece das 9h30 às 15h (Foto: Divulgação/Ascom Niterói)

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Niterói anunciou a reabertura do agendamento para visitas à Ilha da Boa Viagem, um importante patrimônio histórico da cidade. Após uma extensa obra de recuperação da infraestrutura, que incluiu a restauração da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, do fortim e do casarão conhecido como castelo, a ilha está novamente pronta para receber visitantes. As visitas, que são gratuitas, terão início no dia 18 de julho e as inscrições podem ser feitas no site oficial.

A Ilha da Boa Viagem, localizada na costa da Baía de Guanabara e tombada pelo IPHAN desde 1938, possui uma rica história que remonta a 1650 com a construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem. Este local tornou-se um centro de peregrinação para marinheiros, que vinham agradecer pelas viagens seguras e pedir bênçãos para as futuras travessias. A capela foi reconstruída em 1780, em estilo neoclássico, após ser destruída durante a invasão francesa de 1711.



continua depois da publicidade



Além de sua importância religiosa, a ilha também desempenhou um papel significativo na defesa militar do Brasil, devido à sua localização estratégica. O fortim, construído em 1702, fazia parte do antigo sistema defensivo da Baía de Guanabara, enquanto o casarão, erguido na década de 1940, serviu como sede dos Escoteiros do Mar.

A obra de recuperação das edificações da ilha contou com um investimento de R$5,5 milhões por parte da Prefeitura. Os passeios acontecerão diariamente das 9h30 às 15h, sendo cancelados em caso de chuva no dia ou no dia anterior.

Os visitantes também são incentivados a participar da campanha Niterói Solidária, trazendo 1kg de alimento não perecível ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) mais próximo, para contribuir com a campanha.

[elementor-template id=”74539″

A retomada das visitas à Ilha da Boa Viagem não só proporciona uma oportunidade de conexão com a história e a cultura de Niterói, mas também oferece um momento de solidariedade e apoio à comunidade local.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile