Em um passo significativo para a inclusão e acessibilidade, a Prefeitura de Maricá lançou nesta quarta-feira (22), na Rodoviária do Povo, o aplicativo “EPT Acessibilidade”. Desenvolvida especialmente para deficientes visuais, a nova plataforma oferece informações sonoras sobre os destinos das linhas de ônibus “vermelhinhos” da cidade, proporcionando mais autonomia aos usuários.
A iniciativa, promovida pela Empresa Pública de Transporte (EPT) em parceria com a Secretaria de Políticas Inclusivas, visa facilitar a mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual. Cada um dos 135 ônibus da frota será adesivado com um QR Code. Ao escanear o código com a câmera do celular, o aplicativo fornece informações em áudio e texto sobre os destinos das 39 linhas de ônibus municipais.
Durante o lançamento, o prefeito Fabiano Horta destacou a importância da ferramenta para a inclusão social. “Maricá está avançando naquilo que tem a ver com a melhoria da vida da cidade como um todo. Estamos lançando um aplicativo que faz com que os deficientes visuais tenham mais capacidade de perceber o trajeto que fazem. Todos os nossos 135 ônibus agora têm um QR Code, onde o passageiro aponta a câmera do celular e o aplicativo informa em som o destino do ônibus. Isso é importante, pois a gente possibilita a inserção, a cidadania e o direito a todos de ir e vir com segurança aos deficientes visuais na cidade”, afirmou Horta.
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O aplicativo estará disponível para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS a partir do dia 26 de maio. Celso Haddad, presidente da EPT, enfatizou a necessidade do feedback dos usuários para aprimorar a ferramenta. “Todos os deficientes visuais poderão pegar o ônibus em qualquer local de Maricá e procurar o seu destino. É importante utilizarem e recebermos esse feedback das pessoas que utilizarem, para que a gente faça as devidas melhorias e que eles estejam, obviamente, com uma cidadania plena na nossa cidade”, disse Haddad.
Adriana Costa Pinheiro, moradora da Gamboa, foi uma das primeiras a testar o aplicativo. “Eu ouvi um pouco baixo, mas deu para ouvir. Esse é só o começo e com certeza, vai se aperfeiçoar ainda mais. Mas deu para entender perfeitamente o bairro para onde ele vai”, relatou. Outra usuária, Patrícia dos Santos Machado, de Bambuí, também elogiou a iniciativa. “Ele me ajudou a saber qual era a linha do ônibus, onde vou conseguir pegar e para onde ele vai. Isso é muito bom. Eu sempre ando acompanhada, porém é bom para todas as demais pessoas que precisam andar sozinhas”, comentou.
Para melhorar a experiência de uso, a EPT recomenda que os usuários utilizem fones de ouvido, garantindo que o áudio não seja comprometido pelos ruídos ambientais.
Com o “EPT Acessibilidade”, Maricá reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, oferecendo um transporte público gratuito e adaptado às necessidades de todos os seus cidadãos.