20.9 C
São Gonçalo
domingo, junho 16, 2024

Prefeitura de Maricá lança aplicativo EPT Acessibilidade

Plataforma digital vai proporcionar mais autonomia a deficientes visuais com informações sonoras sobre destino das linhas de ônibus

Prefeitura de Maricá Lança Aplicativo EPT Acessibilidade para Deficientes Visuais
Prefeitura de Maricá Lança Aplicativo EPT Acessibilidade para Deficientes Visuais
O aplicativo “EPT Acessibilidade”, voltado a pessoas com deficiência visual que passam a ser informadas sobre o destino dos ônibus vermelhinhos por mensagem sonora (Foto: Clarildo Menezes)

Em um passo significativo para a inclusão e acessibilidade, a Prefeitura de Maricá lançou nesta quarta-feira (22), na Rodoviária do Povo, o aplicativo “EPT Acessibilidade”. Desenvolvida especialmente para deficientes visuais, a nova plataforma oferece informações sonoras sobre os destinos das linhas de ônibus “vermelhinhos” da cidade, proporcionando mais autonomia aos usuários.

A iniciativa, promovida pela Empresa Pública de Transporte (EPT) em parceria com a Secretaria de Políticas Inclusivas, visa facilitar a mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual. Cada um dos 135 ônibus da frota será adesivado com um QR Code. Ao escanear o código com a câmera do celular, o aplicativo fornece informações em áudio e texto sobre os destinos das 39 linhas de ônibus municipais.

Durante o lançamento, o prefeito Fabiano Horta destacou a importância da ferramenta para a inclusão social. “Maricá está avançando naquilo que tem a ver com a melhoria da vida da cidade como um todo. Estamos lançando um aplicativo que faz com que os deficientes visuais tenham mais capacidade de perceber o trajeto que fazem. Todos os nossos 135 ônibus agora têm um QR Code, onde o passageiro aponta a câmera do celular e o aplicativo informa em som o destino do ônibus. Isso é importante, pois a gente possibilita a inserção, a cidadania e o direito a todos de ir e vir com segurança aos deficientes visuais na cidade”, afirmou Horta.



continua depois da publicidade



O aplicativo estará disponível para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS a partir do dia 26 de maio. Celso Haddad, presidente da EPT, enfatizou a necessidade do feedback dos usuários para aprimorar a ferramenta. “Todos os deficientes visuais poderão pegar o ônibus em qualquer local de Maricá e procurar o seu destino. É importante utilizarem e recebermos esse feedback das pessoas que utilizarem, para que a gente faça as devidas melhorias e que eles estejam, obviamente, com uma cidadania plena na nossa cidade”, disse Haddad.

Adriana Costa Pinheiro, moradora da Gamboa, foi uma das primeiras a testar o aplicativo. “Eu ouvi um pouco baixo, mas deu para ouvir. Esse é só o começo e com certeza, vai se aperfeiçoar ainda mais. Mas deu para entender perfeitamente o bairro para onde ele vai”, relatou. Outra usuária, Patrícia dos Santos Machado, de Bambuí, também elogiou a iniciativa. “Ele me ajudou a saber qual era a linha do ônibus, onde vou conseguir pegar e para onde ele vai. Isso é muito bom. Eu sempre ando acompanhada, porém é bom para todas as demais pessoas que precisam andar sozinhas”, comentou.

Para melhorar a experiência de uso, a EPT recomenda que os usuários utilizem fones de ouvido, garantindo que o áudio não seja comprometido pelos ruídos ambientais.

Com o “EPT Acessibilidade”, Maricá reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, oferecendo um transporte público gratuito e adaptado às necessidades de todos os seus cidadãos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile