24.5 C
São Gonçalo
sábado, dezembro 4, 2021

Praia das Pedrinhas recebe exposição comemorativa ao 12º aniversário do Dia de Iemanjá

Leia Mais

Considerada point em São Gonçalo, a Praia das Pedrinhas, no Boa Vista, revitalizada no mês passado, recebeu, neste sábado (18), a exposição “Presente de Iemanjá”, composta por uma coletânea de fotos que relembram os 12 anos da festa.

O Dia de Iemanjá, celebrada tradicionalmente no primeiro domingo após o dia 2 de fevereiro, no entanto, por conta da pandemia, não pôde ocorrer neste ano. A mostra presencial, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, reuniu trabalhos dos fotógrafos Junior Franco, Laura Lima e Luisa Alvarenga.

“Entendendo a importância do evento, optamos em fazer uma exposição on-line e um dia da mostra presencial, que ocorreu neste sábado, com fotos que apresentam nossa festa. O secretário Douglas Ruas nos ajudou com as condições para a exposição, que respeitou todas as normas sanitárias. Com responsabilidade, podemos celebrar esse dia e lembrar dos nossos ancestrais”, disse Mãe Márcia D`Oxum, presidente da comissão organizadora do evento.

“A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais participou com muita alegria desta edição do Presente de Iemanjá, em especial nesse momento de pandemia, onde temos que agradecer pela vida. A festa, que é patrimônio cultural da cidade, recebe pessoas do país inteiro. Além disso, enfatizamos a responsabilidade que a cidade tem com as religiões de matrizes africanas, visto que São Gonçalo é o berço da Umbanda. Foi um prazer poder ter participado nesse momento importante”, afirmou a subsecretária Maria Gabriella Bessa.

Também esteve presente na exposição Leon Araújo, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, que destacou a importância da parceria com a tradicional festa visando mapear todas as celebrações do Estado do Rio.

“Queremos entender os desafios e dificuldades dessas manifestações culturais para que possamos gerar uma documentação e fomentar esses eventos e criar políticas diretamente voltadas para que essas celebrações sejam fortalecidas”, declarou Leon.

A comissão organizadora da festa é formada também por Iyalaxé Arethuza D’Oya, Baba Milton de Omolu, Baba Cristiano de Oxossi, Mameto Zinguere de Oxum, Humbono Paulo de Ogun, Iyá Odé Carol Ekedi, Baba Ícaro de Oxóssi, Iyá Nilza de Oxóssi, Iyá Vânia de Oyá, Mãe Eliete de Yemanjá, Iyakekere Eliana de Yemanjá, Ekedi Nalu de Yewá, Iyá Márcia de Oxaguiã e Baba Marco Aurélio de Oxóssi.

Nesta edição do evento, o homenageado é o saudoso Babalorixá Bira de Omolu, que foi membro da comissão desde os primeiros anos da festa Presente de Iemanjá.

A exposição on-line do Presente de Iemanjá também pode ser conferida por meio do link http://www.omidaye.com.br/presentedeiemanja2021

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias