22.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, março 28, 2024

Pedreiro cego constrói casas e sonhos no Morro Menino de Deus

Leia Mais

“Olha, eu fico impressionada, já que ele é um profissional de mão cheia”.

O relato da doceira Ana Paula Machado Souto da Silva, de 35 anos, poderia ser o de mais uma cliente satisfeita com os serviços do pedreiro conhecido por Chunga, morador do Morro Menino de Deus, se não fosse um detalhe: Antônio Francisco, seu verdadeiro nome, de 64 anos, é cego.

Se tem uma palavra que define esse paraibano de Massaranduba que chegou em 1975 para morar no Rio de Janeiro, e atualmente é morador da Rua Projetada, no morro Menino de Deus no Rocha, desde 1988, é superação.

Superação para acordar cedo todos os dias, tomar seu café da manhã preparado pelo esposa Jô, criar o filho Igor de 16 anos e fazer o traço – mistura entre areia e cimento – para em seguida produzir os 50 tijolos até o fim da tarde.

“Eu trabalho para ajudar na manutenção da minha casa, já que dos três filhos, um ainda mora comigo. A venda desses tijolos que produzo me ajuda muito, sem contar um muro que faço aqui, uma parede que emboço ali ou um contra piso acolá.Trabalhar me faz ser útil de alguma forma”, diz orgulhoso.

Cego desde 2002, quando sofreu uma agressão gratuita de um motorista de ônibus após uma discussão quando voltava para casa, Chunga não reclama do seu destino, mas lamenta a morte do parceiro Renildo, que segundo ele, era seus olhos nas obras.

“Ele era deficiente físico e eu fazia meu trabalho de acordo com o que ele falava para mim”, recorda.

E assim seu Antônio Francisco, ou Chunga para os moradores do Menino de Deus, vai dia após dia trabalhando, construindo, fazendo suas ‘obrinhas’ e superando sua cegueira com muita força de vontade de quem procura enxergar nas obras a razão de continuar vivendo.

Serviço

Se você quiser contratar um pedreiro ou comprar uma boa quantidade de tijolos de concreto entre em contato com Chunga pelo telefone (21) 99142-2580

Vídeo

 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress