17.2 C
São Gonçalo
sábado, agosto 13, 2022

Patrimônio histórico e cultural está em ruínas em Niterói

Leia Mais

O Palácio São Domingos, também conhecido como Palácio Praia Grande ou Palácio de Niterói, que fica localizado na Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade, está ruínas. O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico estadual e municipal e foi originalmente palacete de verão do imperador D. Pedro I, quando ele visitava Niterói ou “fugia” da Corte.

Segundo populares, o imóvel foi invadido recentemente e há sinais visíveis de saques de itens, como portas, janelas, portões e até grades.

A situação de degradação e total abandono, além de oferecer perigo aos pedestres e risco de incêndio e outros sinistros para a perda do patrimônio histórico-cultural e à saúde pública (vizinhança do Restaurante Popular), contribui para prejudicar a atratividade do comércio, como argumentam donos de lojas na região.

Linha do tempo – Depois da abdicação do primeiro imperador do Brasil, o Palácio foi arrebatado em um leilão, tornando-se o primeiro prédio público próprio da Província do Rio de Janeiro (1835), abrigando por décadas a Tesouraria e a Secretaria Geral mesmo com a chegada da República.

Com a fusão com o Estado da Guanabara e transferência da capital estadual, o imóvel seguiu até décadas passadas a abrigar a Secretaria Estadual de Fazenda.

Recentemente, após transferência final de repartições da Fazenda, sediou o gabinete da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. Atualmente, está preservada apenas a ala cedida a terceiros e a parte que abriga uma agência bancária. O restante do prédio está fechado aguardando nova destinação.

Contatadas, a Secretaria Estadual de Cultura e a Prefeitura de Niterói não enviaram resposta sobre projetos de recuperação do local até a postagem desta reportagem.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias