No novo espetáculo apresentado pela Oficina Social de Teatro, “Pelo Buraco da Fechadura”, nesta quinta-feira, 24, o diretor Amaury Lorenzo traz dramaturgia desenvolvida a partir de textos de Nelson Rodrigues. A peça se passa em várias regiões da cidade do Rio de Janeiro e zona metropolitana, com histórias que se cruzam. “Pelo Buraco da Fechadura” mostra conflitos relacionados a sexo, família, religião, capital e censura, em um texto que se passa no período contemporâneo, levando ao palco a canalhice moralmente proibida, mas secretamente desejada. O espetáculo acontece no Teatro Eduardo Kraichete, em Icaraí.
Mesmo se passando nos dias atuais, os figurinos remontam ao período que os textos foram originalmente escritos, entre os anos 1940 e 1980, em uma homenagem ao autor e seu tempo, resgatando as formas e cores da sociedade em que vivia Nelson Rodrigues. “A arte serve como um gatilho de construção política social e com este espetáculo nosso objetivo é discutir coletividade, cidadania e ética, além de lançar luz sobre a dramaturgia brasileira, valorando nossa identidade de povo”, explica o diretor Amaury Lorenzo.
Esta edição da mostra tem uma grande novidade: a OST fará uma grande campanha de formação de plateia através da oferta de ingressos gratuitos para estudantes da rede pública de ensino de Niterói e pessoas ligadas a ONGs e instituições de caridade em geral. “A mostra tem como fator prioritário discutir temas que são importantes à sociedade, tendo no palco uma excelente arma favorável à reflexão. Ao oferecer boa parte de seus ingressos, a OST cumpre com um de seus pilares de missão que é oferecer teatro de qualidade a todos colaborando, com isso, com formação de uma sociedade mais justa e igualitária”, diz Demezio, diretor da instituição.
O endereço do teatro é Avenida Roberto Silveira, 123 – Icaraí – Niterói/RJ. O valor do ingresso é R$ 15,00 um dia antes da peça. Na hora, é R$ 40,00. Classificação etária 14 anos.
Informações: 2721-0468