Obras de ampliação da Via Binário, em São Gonçalo, estão perto do fim

As obras de ampliação da Via Binário estão com previsão de terminarem ainda neste mês. Equipes da Secretaria Municipal de Transportes estão acertando os últimos detalhes para o fim da obra, com colocação de sinalização viária (horizontal e vertical). Após a conclusão, o percurso passa a ter cerca de 4 quilômetros de extensão, ligando Lagoinha a Alcântara.

A obra tem como objetivo ampliar a via em aproximadamente um quilômetro de extensão, da Rua Jaime Calado até a Antônio Soares Bastos, em Lagoinha, melhorando a mobilidade urbana neste trecho. A expectativa é reduzir o tempo do trajeto entre Alcântara e Lagoinha, entre 15 e 20 minutos.

“Por conta da característica da via, que só tinha uma faixa em cada sentido, o trânsito ficava muito lento. Com a Via Binário chegando até este trecho, cada sentido passa a ter duas faixas, aumentando a velocidade média e diminuindo o tempo de deslocamento”, explica o secretário de Transportes, Thiago de Araújo (Thiago da Marmoraria).

A via passou por modificações estruturais para permitir que os veículos de grande porte pudessem fazer o itinerário com segurança. A Secretaria de Transportes também colocou nova sinalização horizontal, vertical e semafórica, possibilitando o dinamismo no trânsito de veículos e pedestres.

“Fizemos todo ordenamento para que a Binário tivesse resultado. Estamos delimitando as áreas de embarque e desembarque, bem como sinalizando os locais designados para operação de carga e descarga”, completa Thiago.

Abel Santos, técnico especializado em trânsito da Secretaria de Transportes, informou que alguns pontos estão recebendo a travessia elevada, para dar acessibilidade aos deficientes, uma vez que a plataforma fica na mesma altura que o meio-fio, além de tornar a travessia mais segura, pois reduz a velocidade dos veículos.

Morador da Lagoinha, Leandro dos Santos, 30 anos, conta que já consegue perceber a mudança no tempo de deslocamento. “Passo aqui todo dia e antes era realmente muito ruim. Essa obra facilitou muito para chegar em Alcântara e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Pacheco. Melhora não só para mim, mas para toda população”, acredita.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress