19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Novas alterações no trânsito do Centro de Maricá entram em funcionamento

Prefeitura implanta sistema viário binário com remoção de rotatória, novos semáforos e outras melhorias

Novas Alterações no Trânsito do Centro de Maricá Entram em Funcionamento
Novas Alterações no Trânsito do Centro de Maricá Entram em Funcionamento
A nova configuração do trânsito começou a funcionar nesta sexta-feira (28) (Foto: Elsson Campos)

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), iniciou na noite de quinta-feira (27) a implantação do sistema viário binário no Centro da cidade. A nova configuração do trânsito começou a funcionar nesta sexta-feira (28), trazendo significativas mudanças no acesso e no tráfego de veículos. O projeto, desenvolvido ao longo dos últimos três anos, é baseado em estudos detalhados das condições atuais do tráfego e simulações de cenários futuros.

Nesta primeira fase, as principais intervenções incluíram a remoção da rotatória da Mumbuca, instalação de semáforos em diversos cruzamentos, ampliação da malha cicloviária e adequação das faixas de pedestres, baias de ônibus e calçadas conforme os padrões normativos. Além disso, foram criadas e regulamentadas novas vagas de uso comum e de carga e descarga, com alterações no sentido de algumas vias.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, comentou sobre a importância dessas mudanças para melhorar o fluxo na cidade. “Uma grande operação de mudança de fluxo está sendo feita em Maricá, vários sinais estão sendo instalados, estamos fazendo alteração de diversos sentidos de rua, pinturas para sinalizar novos sentidos e vamos precisar muito da compreensão nesse primeiro momento e dizer que tudo isso foi muito modelado e pensado para que a gente tenha uma reestruturação do trânsito, uma nova fluência, fazendo com que a gente tenha aqui um equilíbrio entre o fluxo de pedestres, entre o fluxo de veículos, de bicicleta, de ônibus, ou seja, a gente consiga harmonizar o Centro”, destacou.



continua depois da publicidade



Alterações Viárias

  • Ruas Domício da Gama, Abreu Rangel e Vereador Francisco Sabino da Costa: passam a ter sentido único, do Hospital Municipal Conde Modesto Leal em direção à antiga rotatória da Mumbuca.
  • Rua Barão de Inoã: mantém o sentido atual, ligando-se às ruas Silvino Alves da Siqueira (com sentido invertido) e Nossa Senhora do Amparo (com sentido único, oposto ao das ruas Domício da Gama, Abreu Rangel e Vereador Francisco Sabino da Costa).
  • Rua Pereira Neves: sentido invertido entre a Rua Domício da Gama e a Rua Nossa Senhora do Amparo, indo em direção à Rua Domício da Gama.
  • Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva: sentido único no trecho entre as ruas Aloísio da Costa e Silva e Comandante Homero Queiroz da Silva, em direção à Rua Barão de Inoã; com sentido inverso no cruzamento da Rua Comandante Homero Queiroz da Silva.
  • Rua Senador Macedo Soares: sentido invertido, da Rua Abreu Rangel até a Rua Ribeiro de Almeida.
  • Rua Athaíde Parreiras: sentido invertido, da Praça Conselheiro Macedo Soares até a Rua Abreu Rangel.
  • Rua Doutor Milton de Souza Pacheco: sentido único em toda a sua extensão, da Rua Joaquim Eugênio dos Santos à Rua Prefeito Hilário da Costa.
  • Rua Eraldo da Costa Marins: sentido único em toda a sua extensão, da Rua Doutor Milton de Souza Pacheco à rua Vereador Francisco Sabino da Costa.
  • Trecho entre ruas Senador Macedo Soares e Abreu Sodré: sentido invertido, em direção à Rua Abreu Sodré.

Mudança no Itinerário dos Ônibus

As linhas de ônibus que passavam pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa agora seguirão pela Rua Barão de Inoã, Rua Álvares de Castro, Rua Silvino Alves Siqueira e Avenida Nossa Senhora do Amparo, antes de retomar seu itinerário normal. Para a Rodoviária do Povo, os ônibus municipais que antes acessavam o terminal pela Avenida Roberto Silveira agora utilizarão a Rua Mario Lopes de Fontoura e a Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha.

  • Rua Joaquim Eugênio dos Santos: Ponto 1 realocado para Ponto 2.
  • Rua Barão de Inoã: Ponto 5 realocado para Ponto 6.
  • Avenida Nossa Senhora do Amparo: Ponto 8 realocado para Ponto 9.
  • Rua Domício da Gama: Pontos 11 e 13 removidos.
  • Rua Abreu Rangel: Pontos 15 e 16 removidos.
  • Avenida Francisco Sabino da Costa: Ponto 18 realocado para Ponto 17; Ponto 19 removido.

Essas mudanças são parte de um esforço contínuo para melhorar a infraestrutura viária e a fluidez do tráfego em Maricá, proporcionando um trânsito mais seguro e eficiente para todos os usuários.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress