19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Niterói terá sede da Assembleia de Deus projetada por Niemeyer

Cidade celebra centenário da congregação com eventos e nova sede

Niterói terá Sede da Assembleia de Deus Projetada por Oscar Niemeyer
Niterói terá Sede da Assembleia de Deus Projetada por Oscar Niemeyer
A sede provisória terá uma cúpula com 30 metros de diâmetro e 15 metros de altura, e ocupará um terreno de 7.336,07 metros (Foto: Claudio Dias)

Em comemoração aos 100 anos da Assembleia de Deus no Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Niterói ganhará uma sede provisória, que antecederá a construção de uma catedral projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. As celebrações, que acontecerão em paralelo às do Rio de Janeiro, devem atrair cerca de 15 mil fiéis de diversos estados brasileiros.

A nova sede será parte do complexo Caminho Niemeyer, um conjunto arquitetônico que reúne várias obras de Niemeyer na cidade. Este será o único templo da Assembleia de Deus no país a contar com a assinatura do famoso arquiteto. As obras da sede provisória estão em ritmo acelerado, e o espaço já começará a abrigar cultos enquanto a catedral definitiva não é concluída.



continua depois da publicidade



As comemorações em Niterói acontecerão no dia 22 de junho, com uma reunião de aproximadamente 1.000 pastores e líderes de igrejas de todo o Brasil e do exterior, culminando em um culto campal no final da tarde. No dia seguinte, os fiéis participarão de cultos comemorativos nas diversas sedes da Assembleia de Deus na cidade.

Além das celebrações em Niterói, a programação no Rio de Janeiro inclui uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e um culto de abertura no Campo de São Cristóvão, ambos no dia 19 de junho. No dia 22, haverá uma celebração ao ar livre na Praça XV, que contará com uma reconstituição da chegada de Adolph Gunnar Vingren, missionário sueco que, junto com Daniel Berg, fundou a Assembleia de Deus no Brasil. Após a celebração, os fiéis seguirão de barca para Niterói.

O pastor Samuel Câmara, líder das Assembleias de Deus de Belém (PA), destacou a importância histórica da nova sede. “Será um grande marco para nossa congregação. Hoje, representamos 10% da população brasileira, o que significa quase 25 milhões de pessoas. Plantar a semente da sede provisória e iniciar a obra definitiva no ano do centenário da Assembleia de Deus no estado é realmente uma grande honra”, afirmou.

A sede provisória terá uma cúpula com 30 metros de diâmetro e 15 metros de altura, e ocupará um terreno de 7.336,07 metros quadrados cedido pela Prefeitura de Niterói por meio de um termo de cooperação.

“Será um momento único, com fiéis de todos os estados brasileiros. Sem dúvida, uma comemoração que ficará na história da cidade”, concluiu o pastor Samuel Câmara.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress