19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Niterói inaugura o NitBike, novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade

Na fase inicial são dez estações distribuídas pelo Centro, Ingá, São Domingos e Icaraí

Niterói inaugura o NitBike, novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade
Niterói inaugura o NitBike, novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade
O objetivo é fomentar o uso de bicicletas como meio de transporte, promovendo a saúde e reduzindo o impacto ambiental no município (Foto: Alex Ramos)

A Prefeitura de Niterói lançou nesta quinta-feira (04) o NitBike, um novo sistema de bicicletas compartilhadas. A primeira fase do projeto inclui dez estações estrategicamente localizadas no Centro, Ingá, São Domingos e Icaraí. A cerimônia de inauguração foi realizada na estação da Praia das Flechas, no Ingá, e contou com a presença do prefeito Axel Grael.

O NitBike é parte do programa Niterói de Bicicleta, que visa promover o uso das bicicletas como meio de transporte, incentivando a saúde e a sustentabilidade. “Essa é mais uma conquista do programa Niterói de Bicicleta. A presença das bicicletas nas ruas de Niterói já é uma realidade. A implantação do serviço de bicicletas compartilhadas une mobilidade urbana à sustentabilidade e, ao mesmo tempo, é acessível para todos”, afirmou o prefeito Axel Grael.



continua depois da publicidade



Helena Porto, coordenadora do Niterói de Bicicleta, informou que a primeira fase do projeto contará com aproximadamente 110 bicicletas para adultos e oito bicicletas infantis. A implantação das estações continuará mensalmente, com a previsão de atingir 50 estações até setembro. “Esse projeto é uma grande vitória para a cidade toda. Sabemos que em Niterói muitos carros são usados para viagens curtas, de até 3 km, que são facilmente percorridas de bicicleta”, explicou.

O sistema permite viagens gratuitas de até uma hora, com um intervalo mínimo de 15 minutos entre as viagens. Para usos superiores a uma hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8. Rita Nogueira, massoterapeuta e moradora do Ingá, elogiou o projeto: “Eu ando muito a pé. Acho que essas bicicletas são um divisor de águas. Dá para usar para resolver coisas rápidas e para atividade física também. Adorei saber que é de graça na primeira hora.”

Segurança e monitoramento

As estações do NitBike são equipadas com câmeras de monitoramento ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento de Niterói (Cisp) para garantir a segurança dos usuários. As estações também emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos e possuem sistemas que identificam e bloqueiam usuários em situações irregulares.

As primeiras estações estão localizadas na Praia das Flechas, Rua Nilo Peçanha, Valonguinho, Theatro Municipal, Terminal João Goulart, Praça do Rink, Praça São João, Palácio Arariboia, Rua Visconde do Uruguai e Campo de São Bento. O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo NitBike, disponível para iOS e Android. O usuário deve criar uma conta, preencher dados pessoais, enviar uma foto de documento, cadastrar um cartão de crédito e adquirir um passe. Para quem não tem cartão de crédito, haverá um posto presencial para cadastro. Mais informações podem ser obtidas no site NitBike Niterói.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress