23.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, abril 24, 2024

Niterói antecipa segunda dose de vacinas e divulga calendário de reforço

Leia Mais

A partir desta terça-feira (28), o intervalo entre a primeira dose e a segunda aplicação das vacinas contra a Covid 19 foi reduzido para oito semanas pela Prefeitura de Niterói. A dose de reforço passará a ser aplicada em maiores de 70 anos com intervalo de apenas três meses após a imunização completa. O objetivo é acelerar o calendário para vacinar o maior número de moradores e garantir boa cobertura vacinal no município.

Para vacinas como a Pfizer e AstraZeneca, a recomendação vinha sendo para se respeitar o intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e da segunda dose. Mas o surgimento de variantes da Covid-19 com maior poder de transmissão, como a Delta, levou as autoridades sanitárias a mudar a estratégia de combate à doença, acelerando a imunização da população. Em Niterói, mais de 75% dos adultos já estão com o esquema vacinal completo.

Estamos nos aproximando da conclusão do trabalho de vacinação contra a Covid-19 em Niterói, aplicando as segundas doses e as doses de reforço nos públicos que precisam. Mas a batalha ainda não terminou. É importante mantermos os cuidados, continuarmos usando máscara e evitarmos aglomerações. Não deixe de tomar a sua vacina para passarmos por esse momento e entrarmos na retomada, que é tão aguardada”, pontuou o prefeito Axel Grael.

No caso da dose de reforço, a redução do intervalo de seis meses para três meses da segunda dose vai permitir que todos os maiores de 70 anos fiquem imunes nas próximas semanas. Para receber a dose de reforço, os idosos devem comparecer a um dos nove postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas, documento de identidade e comprovante de residência em Niterói.

A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células-tronco. Para esse grupo, será necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e de vacinação, laudo médico ou receita médica.

Confira o calendário com a antecipação:

27, 28, 29/09 – a partir de 80 anos

30/09 – a partir de 79 anos

01/10 – a partir de 78 anos

02/10 – Não haverá vacinação Covid – dia D da campanha de multivacinação

04/10 – a partir de 77 anos

05/10 – a partir de 76 anos

06/10 – a partir de 75 anos

07/10 – a partir de 74 anos

08/10 – a partir de 73 anos

09/10 – REPESCAGEM

11/10 – a partir de 72 anos

12/10 – FERIADO

13/10 – a partir de 71 anos

14/10 – a partir de 70 anos

15, 16, 17/10 – REPESCAGEM

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress