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sábado, abril 20, 2024

MP cria Ouvidoria para atender mulheres vítimas de violência

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O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em celebração ao mês de aniversário da Lei Maria da Penha, iniciou, nesta segunda-feira (1° de agosto), a veiculação da campanha “MPRJ contra a Violência Doméstica”, que reunirá postagens sobre o tema nas redes sociais da instituição. No próximo dia 10, o MPRJ inaugura a Ouvidoria da Mulher, um canal voltado para o atendimento especial a mulheres vítimas de todas as formas de violência.

“Composta por uma equipe basicamente de mulheres, coordenada pela promotora de Justiça Gabriela Tabet, essa Ouvidoria vai oferecer, inclusive, um atendimento presencial numa área reservada, para a mulher se sentir segura, abraçada e acolhida por profissionais treinados para isso”, disse o ouvidor do MPRJ, procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes.

“A criação de um canal de comunicação dedicado às vítimas mulheres, seja para o recebimento de denúncias contra violência doméstica seja para orientação quanto aos equipamentos públicos de acolhimento existentes próximos à vítima, demonstra a importância que a questão apresenta para o MPRJ”, completou a promotora de Justiça Gabriela Tabet.

“O objetivo da campanha é dar informação para que a mulher que é vítima de violência doméstica saiba que está na condição de vítima, conheça seus direitos e lute por eles”, disse a procuradora de Justiça Carla Araújo, coordenadora do CAO Violência Doméstica e Familiar.

Na próxima segunda-feira (08), será inaugurada no corredor cultural da sede do MPRJ a exposição “A cada 5 minutos…”, com dados sobre a violência contra a mulher, imagens, depoimentos de vítimas, divulgação de canais para denúncia e relatos de colaboradoras que atuam na rede de enfrentamento à violência doméstica do MPRJ.

O nome da exposição é uma referência ao fato de que, a cada cinco minutos, uma mulher foi vítima de violência doméstica no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2020, de acordo com o Dossiê Mulher 2021 do Instituto de Segurança Pública (ISP).

“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas temos atuado em diversas frentes e conseguido avanços significativos para que as mulheres recebam todo o suporte necessário para a sua proteção e acesso a seus direitos”, afirma o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos.

“A criação de um canal de comunicação dedicado às vítimas mulheres, seja para o recebimento de denúncias contra violência doméstica seja para orientação quanto aos equipamentos públicos de acolhimento existentes próximos à vítima, demonstra a importância que a questão apresenta para o MPRJ”, completou a promotora de Justiça Gabriela Tabet.

Serviço –  O atendimento da Ouvidoria da Mulher pelo telefone será através dos números 127 (capital) e (21) 2262-7015 (demais localidades), de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.

O  atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 9 às 17h. E o formulário eletrônico: 24h (todos os dias da semana) em https://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria/formulario

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