19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Mostra TransforMAR destaca projeto Águas da Guanabara em São Gonçalo

Exposição no São Gonçalo Shopping apresenta resultados do trabalho de pescadores artesanais e a atuação dos ecopontos da cidade

Mostra TransforMAR Destaca Projeto Águas da Guanabara em São Gonçalo
Mostra TransforMAR Destaca Projeto Águas da Guanabara em São Gonçalo
O barco de madeira utilizado pelos pescadores para a limpeza da baía, proporciona uma experiência imersiva aos visitantes (Foto: Julio Diniz)

Nesta segunda-feira (24), foi oficialmente inaugurada a exposição TransforMAR no São Gonçalo Shopping. A mostra é uma extensão do Projeto Águas da Guanabara e conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo. Organizada pela Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (Feperj), a exposição visa divulgar o incansável trabalho dos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé.

A inauguração da exposição contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca de São Gonçalo, Carlos Afonso Pereira e Evanildo Barreto, que prestigiaram o evento e reforçaram o compromisso do município com a preservação ambiental e o apoio aos pescadores artesanais.

A TransforMAR está dividida em dois ambientes. O primeiro apresenta imagens selecionadas que documentam as atividades do Projeto Águas da Guanabara, incluindo ações na água, a Operação Saúde (realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde – Neps) e iniciativas de educação ambiental. Os visitantes também podem observar espécies de peixes capturadas pelos pescadores e catalogadas por pesquisadores durante arrastos científicos na Baía de Guanabara. O segundo ambiente é mais lúdico e conta com um barco de madeira utilizado pelos pescadores para a limpeza da baía, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.



continua depois da publicidade



Em dois anos, os pescadores envolvidos no projeto já retiraram mais de 800 toneladas de resíduos sólidos da Baía de Guanabara. A Prefeitura de São Gonçalo, através de seus ecopontos, auxilia no fornecimento de sacos para o recolhimento dos resíduos e no descarte correto dos materiais recicláveis.

“Acreditamos na força da informação e na importância do trabalho desenvolvido pelo Projeto Águas da Guanabara. Durante a exposição, nossas equipes estarão à disposição dos visitantes para apresentar o trabalho desenvolvido nos ecopontos”, afirmou Edson Leal, secretário de Conservação de São Gonçalo.

A exposição também dedica um espaço para a orientação sobre os ecopontos de Barro Vermelho e Santa Luzia, parte da campanha “Limpa São Gonçalo”. Esse espaço é destinado a informar o público sobre a importância do descarte correto e da reciclagem.

A união de esforços entre os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, capitaneada pela Feperj, é fundamental para o sucesso do projeto. “É de grande importância essa união intermunicipal para que consigamos dar prosseguimento a esta iniciativa, que já tem registrado importantes resultados”, destacou Luiz Cláudio Furtado, presidente da Feperj.

A exposição TransforMAR estará aberta ao público no São Gonçalo Shopping, oferecendo uma oportunidade única de conhecer de perto o importante trabalho realizado pelo Projeto Águas da Guanabara e de se conscientizar sobre a importância da preservação ambiental.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress