19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Moradores de São Gonçalo comemoram regularização no abastecimento de água

Obras de melhorias beneficiam duas mil pessoas no bairro Eliane

Moradores de São Gonçalo comemoram regularização no abastecimento de água
Moradores de São Gonçalo comemoram regularização no abastecimento de água
A dona de casa Zenilda Macedo conta sobre dificuldade dos moradores com a falta d'água, e que não deixava de ajudar quem não tinha água nas torneiras de casa (Foto: Divulgação)

Após anos de dificuldades e limitações no abastecimento de água, moradores do bairro Eliane, em São Gonçalo, celebram a regularização no fornecimento hídrico, resultado de melhorias realizadas pela concessionária Águas do Rio. Aproximadamente duas mil pessoas foram beneficiadas pelas obras que incluem a detecção e reparo de vazamentos, além de atualizações no sistema de bombeamento.

A aposentada Marilene de Mesquita, residente no bairro desde 1990, lembra das dificuldades de antigamente: “Até a mamadeira dos meus filhos, eu fazia com a água do poço que tinha que buscar na entrada do bairro”. A situação começou a melhorar após a integração de cerca de 22,5 milhões de litros de água tratada por mês ao sistema de abastecimento, equivalente a 11.250 caixas d’água de dois mil litros.

A regularidade no abastecimento trouxe alívio para Marilene: “Ainda bem que hoje tenho água. Imagina nessa idade como seria ter que carregar latas cheias novamente”, comentou.



continua depois da publicidade



As obras também incluíram a instalação de novos registros e a interligação de adutoras com a rede existente, além de manutenções no sistema de bombeamento que abastece a parte alta do bairro. “Precisávamos fazer esses serviços para dar mais dignidade aos moradores. Estamos trabalhando também no entorno dessa localidade para contemplar ainda mais famílias”, afirmou Malcom Bispo, gerente de Operações da Águas do Rio.

Equipes da concessionária continuam a monitorar a pressão da água em imóveis de diversas ruas do bairro, incluindo Eusébio da Silva Branco, Acelina Pimentel e Zeni Rodrigues Souza, garantindo a eficácia do novo sistema.

A história do aposentado Valter Gomes, de 86 anos, que mora no bairro Eliane desde 1974, ilustra os desafios enfrentados anteriormente: “Quando eu cheguei aqui não tinha nem poço. Eu ia com as minhas filhas até o asfalto carregando latas para pegar água. Hoje tenho água na torneira”, relembrou.

A dona de casa Zenilda Macedo compartilhou sua experiência de solidariedade e superação. “Um copo de água não se nega a ninguém, né? Sempre ajudei todo mundo. Muitas vezes tive que ligar a bomba durante a madrugada para conseguir água. Quando dava, eu pagava um caminhão-pipa. Mas criei meu filho assim e cheguei a lavar muita roupa com água da chuva”, disse.

A regularização no abastecimento de água no bairro Eliane representa uma conquista significativa para a comunidade, melhorando a qualidade de vida e trazendo dignidade aos moradores locais.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress