21.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, junho 26, 2024

Mobilidade urbana e sustentabilidade são destaques nas ações de Niterói

Debates, palestras e reconhecimento das empresas com o Certificado de Boas Práticas em Neutralização de Carbono foram alguns dos temas discutidos na tarde de ontem, no Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS Clima Pré-COP28), no Teatro Municipal João Caetano, na tarde de ontem (5), em Niterói.

O evento fez parte de um pacote de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-13) da Organização das Nações Unidas (ONU), que determinam o fortalecimento da resiliência e a capacidade de adaptação aos riscos relacionados ao clima e aos desastres naturais em todos os países, com a inclusão de medidas de combate às consequências das mudanças climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais.

A emissão de carbono através dos transportes urbanos também entrou em pauta. Vez das empresas ecologicamente responsáveis pautarem soluções viáveis e econômicas em mobilidade urbana. O empresário Davi Souza, sócio-diretor da Ventane Motors e dono de um dos selos “Amigo da Bicicleta”, da Prefeitura de Niterói apresentou opções de veículos sustentáveis para um projeto na cidade ao Prefeito Axel Grael e ao Secretário Municipal do Clima, Luciano Paez, que afirmou que Niterói tem um setor produtivo qualificado. “Abrimos um edital para as empresas se certificarem em boas práticas de neutralização de carbono. A quantidade de instituições que se inscreveram foi grande, o que comprova que Niterói tem um setor produtivo muito qualificado e em busca de uma economia de baixo carbono. A gente fez a certificação das empresas que construíram as evidências e conseguiram mostrar suas ações para a redução de carbono”, ressaltou Paez.

Desde que os veículos elétricos caíram no gosto do público pela economia, otimização do tempo no trânsito e opção de lazer foi “selada uma parceria de sucesso” entre empresas ecologicamente corretas e o meio ambiente. As baterias que são fonte de energia renováveis com a utilização do lítio e captação do carbono de forma sustentável através dos veículos quando o assunto é mobilidade urbana. Davi Souza, explicou que a marca também pensou em inclusão social. Alguns dos modelos expostos são apropriados para pessoas com deficiência e idosos que tenham dificuldade na locomoção. Além de acentos com encosto e braços fechando as laterais, os modelos possuem rodas extras na traseira que impedem o capotamento dos veículos.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile