23.7 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 25, 2024

Michael Jackson “revive” em esculturas de artista de São Gonçalo apaixonado pelo “Rei do Pop”

Motivado por desenhos animados na infância, desenhar se tornou uma paixão na vida do pequeno Selmo Wander que, bem cedo, já demostrava seu talento com lápis e papel nas mãos. “Comecei a desenhar com 7 anos de idade, no qual foi meu primeiro contato com o mundo das artes. Eu assistia TV, desenhava, recortava os personagens que fazia e brincava em seguida”, lembra.

Nascido no Paraíso e hoje morador do bairro do Alcântara, em São Gonçalo, a vida do artista plástico mudou quando ouviu pela primeira vez a música “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”, do disco Off the Wall, de Michael Jackson, em 1979. “Fiquei impressionado, principalmente com o efeito que Michael Jackson reproduzia em ser três ao mesmo tempo no clipe, o que era impressionante para a época. Sem falar no ritmo, que era algo contagiante na música que fazia. Cheguei a participar e ganhar concursos de dança, inspirados na febre que era o álbum Thriller”, diz revelando que tinha 9 anos de idade naquele ano de 1985.

 

Autodidata, como gosta de se definir, casado e pai de três filhos, descobriu no Rei do Pop que seria possível casar trabalho com paixão. “Faço trabalhos sob encomenda, vendo peças para uma legião de fãs de Michael Jackson, tanto no Brasil, quanto no exterior”, diz. E a satisfação com o trabalho vai além de São Gonçalo, pois atravessou o mundo, como afirma.”Tenho uma peça produzida por mim, decorando a sala da casa de Dona Katherine, mãe dele, em East Chicago, cidade em Indiana”, orgulha-se.

Da primeira escultura de Michael Jackson, feita de durepoxi, inspirada na capa do álbum History, quando o Rei do Pop esteve aqui em 1996, até o reconhecimento de Rodrigo Teaser, cover oficial do artista no Brasil, muita coisa aconteceu. “A arte de Selmo é, primeiro, motivo de orgulho para nós, brasileiros. Ele não é capaz apenas em reproduzir detalhes de figurinos e movimentos clássicos do nosso Rei, como consegue dar vida em cada escultura”, conta Rodrigo. E conclui: “Não à toa, que as estátuas são confundidas com o próprio Michael Jackson aqui e ao redor do mundo”, diz.

Atualmente, o artista plástico gonçalense vem aprimorando sua habilidade e elabora um trabalho mais minucioso, deixou no passado o durepoxi e passou a utilizar o biscuit (porcelana fria), em suas produções. Selmo já divulgou os seus trabalhos em programas de televisão e constantemente é chamado para homenagens ao ídolo Michael Jackson, além de ter feito três exposições no Brasil: uma Rio de Janeiro, uma em Minas Gerais e outra em Recife.

“Michael Jackson pra mim é uma fonte inesgotável de inspiração. Agradeço a Deus por ter me concedido o privilégio de ter meu nome, de alguma forma, associado a esse ser humano único, que foi ele foi. Artista completo, gentil, caridoso e, simplesmente, o maior de todos os tempos, não pela sua arte apenas, mas pela sua humanidade para com o próximo. Sua obra fica pra sempre em nossos corações”, diz, visivelmente emocionado.

Os que quiserem conhecer o trabalho de Selmo Wander ou fazer algum tipo de encomenda, basta entrar em contato pelo telefone (21) 96605-0238 ou por meio das redes sociais no Facebook: Selmo Wander, no Instagram: @SelmoWander e no Twitter: @SelmoWO.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress