Na próxima quarta-feira (7), Maricá será o centro de discussões sobre energia limpa durante o seminário “Hidrogênio Natural de Maricá”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. O evento, que acontecerá em Araçatiba, visa sintetizar e indicar caminhos para parcerias fundamentais ao desenvolvimento da economia do hidrogênio, com o objetivo de transformar Maricá em um grande polo de hidrogênio no Brasil.
O seminário contará com a presença de figuras importantes do setor, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, e o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad. Eles discutirão as estratégias adotadas para posicionar Maricá como um polo de hidrogênio. O professor Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), abrirá o evento com uma apresentação sobre a descoberta de hidrogênio natural na cidade. Cláudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), também estará presente para falar sobre os investimentos em pesquisa e inovação.
continua depois da publicidade
Maricá está investindo no desenvolvimento de três protótipos de ônibus movidos a energia limpa, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dois dos modelos utilizam hidrogênio como combustível, alinhando-se aos planos do município de descarbonizar totalmente a frota de ônibus até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões, e os projetos estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ.
Visando uma economia pós-royalties do petróleo, Maricá instituiu a Política Municipal do Uso do Hidrogênio, através da lei 3.110 de 10 de março de 2022. A política busca aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município, incentivar o uso em diversas aplicações, contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e oferecer incentivos fiscais a empresas que se instalarem na cidade utilizando energia limpa.
Programação do Seminário
- 07h40: Saída dos convidados do RJ em ônibus a hidrogênio com destino a Maricá
- 10h: Visita a locais com ocorrências de hidrogênio natural em Maricá
- 12h30: Almoço
- 14h: Apresentação de Paulo Emílio de Miranda sobre a descoberta de hidrogênio natural em Maricá
- 14h45: Apresentação de Igor Sardinha e Celso Haddad sobre as estratégias de Maricá para se tornar um polo de hidrogênio
- 15h15: Apresentação de Cláudio Gimenez sobre a importância dos investimentos em pesquisa e inovação
- 15h45: Coffee Break
- 16h15: Espaço para perguntas dos convidados
- 17h: Retorno ao RJ
) .elementor-divider-separator{width:100%;min-height:var(--divider-pattern-height);-webkit-mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;-webkit-mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);background-color:var(--divider-color);-webkit-mask-image:var(--divider-pattern-url);mask-image:var(--divider-pattern-url)}.elementor-widget-divider--no-spacing{--divider-pattern-size:auto}.elementor-widget-divider--bg-round{--divider-pattern-repeat:round}.rtl .elementor-widget-divider .elementor-divider__text{direction:rtl}.e-con-inner>.elementor-widget-divider,.e-con>.elementor-widget-divider{width:var(--container-widget-width,100%);--flex-grow:var(--container-widget-flex-grow)}