20.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 19, 2024

Maricá entre as 60 cidades que mais geraram empregos formais no Brasil

Leia Mais

Na contra-mão de uma tendência nacional de perdas, durante todo o ano de 2019, a cidade de Maricá ocupou o quarto lugar no ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, registrando também a segunda maior evolução de empregos formais no âmbito do estado do Rio.

 

O desempenho entre os mais de 5.661 municípios do país também foi igualmente impressionante, com a cidade de 160 mil habitantes ocupando o 58º lugar geral entre as cidades que mais criaram empregos formais ao longo do ano.

 

Dados do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), autarquia de informações e pesquisas da Prefeitura, apontam que no município os empregos formais cresceram 12,2% em 2019, passando para um total de 17.719 vagas. Para se ter uma noção do que representa tal número, o somatório de empregos gerados no Rio foi de 0,51%, ou seja, Maricá teve um resultado proporcional 24 vezes superior à média estadual.

 

De acordo com o gerente de Projetos do IDR, Diego Maggi, o crescimento de empregos formais em Maricá pode ter relação com a expansão da cidade e com os investimentos feitos pelo poder público para que a cidade acompanhe esse crescimento.

 

“O papel da Prefeitura de investir no município gera impactos diretos e indiretos em postos de trabalho. Toda a cadeia produtiva da construção civil, obras, tudo está conectado. Além disso, o número de pessoas cresce, então os serviços para abastecer essa população também crescem”, explicou.

 

De acordo com o Caged, Maricá obteve no ano passado um saldo de 1924 empregos, no cruzamento entre admissões e demissões. Entre os felizes admitidos estão João Victor Paluma, Daniel Rangel e Júnior Villa Real, todos empregados no comércio da cidade, o principal em termos de atividade econômica no município.

 

“É muito bom estar trabalhando, dá mais um alívio de você conseguir o seu próprio dinheiro, conquistar as suas coisas aos poucos. Foi em uma boa hora eu conseguir emprego, tenho que comprar fralda para os filhos, pagar o colégio deles. A iniciativa da Prefeitura é boa, muitos não têm apoio nem dentro de casa, isso é bom porque dá um ânimo de continuar”, comentou João Victor Paluma, de 19 anos, que conquistou o primeiro emprego em uma farmácia em Araçatiba há alguns meses.

 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress