22.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 19, 2024

Jovens universitários de São Gonçalo criam pré-vestibular online gratuito para ajudar estudantes na pandemia

Leia Mais

A pandemia do novo coronavírus deu uma reviravolta no ano letivo de milhões de alunos das redes pública e particular em todo o país. Os vestibulandos são um dos grupos mais afetados pela paralisação do ensino. Além da ansiedade comum à chegada do Enem, neste ano os estudantes também tiveram como adversários a Covid-19.

Pensando no prejuízo que os estudantes que tentam uma vaga na universidade teriam, um grupo de seis amigos de São Gonçalo decidiu criar o Pré da Nata, um pré-vestibular totalmente gratuito que distribui o conteúdo por plataformas online.

O curso multiplataforma conta hoje com 17 professores, que dão aulas sobre todas as disciplinas necessárias para a realização das provas de vestibular. Uma das integrantes do grupo, Gabriela Almeida, conta que a intenção do grupo de amigos era iniciar o projeto apenas quando se formassem a faculdade, mas a Covid-19 acabou acelerando o processo.

“A ideia do pré-vestibular era um sonho ainda no ensino médio e nosso desejo era montá-lo quando saíssemos da universidade. Mas surgiu a pandemia no início do ano e a gente, sabendo da dificuldade de passar por esse processo e da falta de condições das pessoas em pagar um curso EAD, pensou que tinha que fazer algo para ajudar esses estudantes logo. Por isso, antecipamos o projeto e começamos do jeito que a gente pôde”, conta Gabriela.

Grupo de amigos decidiu ajudar estudantes a conseguirem vaga na universidade

O Pré da Nata tem hoje 23 alunos matriculados em seu grupo de Whatsapp, mas o número de estudantes pode ser maior porque os conteúdos são liberados a todos(as) os(as) estudantes interessados(as). A dinâmica do curso funciona da seguinte maneira: todas as segundas-feiras são distribuídos novos conteúdos em todas as disciplinas via Google Drive e, durante a semana, os professores abrem um plantão de dúvidas pela plataforma Discord.

Apesar de ainda não ter um feedback dos alunos, o grupo que se conheceu ainda no ensino fundamental pretende seguir no campo da educação e, quem sabe um dia, estender o projeto das telas para as salas de aula. “A gente tem intenção de manter o projeto e, em algum momento das nossas vidas, tornar o pré-vestibular físico e, no futuro, dar aulas presenciais, mas e é uma responsabilidade muito grande, um plano para frente”, conclui Gabriela, falando pelo coletivo.

Como acompanhar o conteúdo do pré?

O Pré da Nata é completamente gratuito e aberto a qualquer estudante e não necessita de matrícula. Para entender melhor como funciona o conteúdo do curso basta seguir o Pré da Nata nas redes sociais e entrar em contato com um dos colaboradores. A iniciativa tem uma página no instagram, uma pagina no facebook e todo o conteúdo está disponível em um link da plataforma Google Drive.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress