29.2 C
São Gonçalo
terça-feira, abril 16, 2024

Jornalista mostra os 20 anos do atentado de 11 de setembro em documentário

Leia Mais

A série documental “Retratos de uma Guerra Sem Fim”, do jornalista Marcos Uchôa, lançado neste sábado (11) no Globoplay, relembra os atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos, em 2001, que marcaram a história do século 21.

Quando ocorreram os atentados, Uchôa, que era correspondente da Globo em Londres, assistiu aos ataques pela TV, no escritório da emissora, ao lado de Sandra Annenberg e Ernesto Paglia. Ele havia voltado dois dias antes de Nova York, onde acompanhou a participação de Gustavo Kuerten, o Guga, no US Open Tennis.

O jornalista lembra que os colegas pediram para ele ficar mais uns dias em Nova York, mas ele decidiu de retornar a Londres porque ainda estava um pouco irritado de ter interrompido as férias no Recife para cobrir o torneio de tênis: “Eu devo dizer que tenho muita sorte na minha carreira, mas esse foi um azar enorme e foi um azar meu, porque me pediram para ficar e eu falei não”, diz rindo.

O jornalista diz que a ideia do documentário é mostrar o que aconteceu com os feridos, como as pessoas estão vivendo sem casas, a economia, a reconstrução de vilarejos inteiros destruídos por guerras e a questão dos refugiados internos e aqueles que cruzaram a fronteira para outros países.

“Tem todos os refugiados internos, as pessoas não conhecem esse lado. Por exemplo, (pessoas que) moravam em Belo Horizonte e tiveram que fugir para Recife”, explica o jornalista.

Muitas das imagens da série foram feitas para reportagens da Globo, mas não foram utilizadas e ficaram guardadas por anos.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress