23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 19, 2024

Itaboraí terá unidade de conservação na Serra do Barbosão

Leia Mais

Itaboraí poderá ganhar nova área de preservação ambiental. O setor de Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou uma visita técnica na Serra do Barbosão para viabilizar a implantação de uma Unidade de Conservação Municipal (UCM) na parte referente à região dentro de Itaboraí.

Localizada nas divisas dos municípios de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Tanguá, a Serra do Barbosão abriga uma importante área remanesceste de Mata Atlântica com a presença de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. Além de ser um excelente local para prática de turismo ecológico, recreação e lazer.

“A criação de um Parque Natural Municipal tem como principal objetivo a preservação da natureza, admitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais. Estamos levantando todos os dados necessários para dar prosseguimento ao processo. Com o parque, a cidade de Itaboraí ganhará mais um espaço para o turismo ecológico, pesquisas e manejo sustentável de recursos naturais”, explicou a coordenadora de projetos ambientais, Raquel Moreira.

A área do futuro Parque Natural Municipal da Serra do Barbosão deverá ser de 1.200 hectares. Na visita técnica, os especialistas realizaram diversos registros fotográficos da cobertura vegetal, fizeram o levantamento da ocupação antrópica e seus aspectos geomorfológicos (relevo). Foi utilizado também o georreferenciamento com a utilização do aplicativo UTM Geo Map, que possibilita a marcação de coordenadas geográficas por meio de pontos.

Ao todo, a equipe percorreu 5.6 km, em aproximadamente três horas e meia de caminhada, encontrando a população que habita a região e ajuda a resgatar a memória local.

“Aqui é muito bonito. Tem até uma cruz lá no alto que dizem ser dos Jesuítas na época que tinha índio, né! Essa água toda também já abasteceu Itaboraí, mas hoje a cidade cresceu e não tem como mais usar água daqui. Se quiserem eu levo vocês!”, disse Seu Antônio, de 70 anos, montado no seu burro Pavão quando descia a Serra do Barbosão após colher bananas da sua ‘capixaba’.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress