A Prefeitura de Niterói começou a pagar, na sexta-feira (17) R$ 1,5 mil para cada produto cultural inscrito e selecionado na chamada Pública Ativos Culturais. No total, foram adquiridos 330 produtos culturais, o que significa um aporte de quase meio milhão de reais destinado diretamente para os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura na cidade.
O objetivo da chamada pública é apoiar o setor artístico, que sofreu fortes impactos durante a pandemia de Covid-19, conforme explica o secretário das Culturas, Leonardo Giordano:
“Fizemos um edital simplificado, em que os artistas pudessem concorrer ofertando para o município obras já prontas. Isso significa reconhecer e auxiliar em um momento de retomada, após as dificuldades impostas pela pandemia”.
O secretário ressalta que o propósito é dar visibilidade ao que é produzido culturalmente em Niterói.
“A propriedade continua sendo do artista. A Prefeitura somente licenciou e vai apoiar a divulgação, além do incentivo de R$ 1.5 mil para cada obra”.
Foram licenciadas por meio da chamada pública obras como músicas, obras de arte, podcasts, vídeos, oficinas, entre outras, que serão divulgadas nos espaços públicos e no portal: culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br.