24.5 C
São Gonçalo
sábado, dezembro 4, 2021

Incentivo à produção local começa com aipim e tilápia em São Gonçalo

Leia Mais

Uma unidade experimental com nove mil pés de mandioca e outra para a criação de tilápia foram as duas primeiras iniciativas tratadas pelo secretário de Agricultura, Pesca e Assuntos Portuários de São Gonçalo, Roberto Sales, em reunião com a Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo e com o Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Estado do Rio de Janeiro, na segunda-feira (18). O objetivo da prefeitura é firmar um acordo de cooperação entre as partes.

Além disso, o convênio visa a regularização da Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), permitindo que os produtores familiares de São Gonçalo participem da chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios pela Secretaria de Educação, diretamente da agricultura familiar e do empreendedor rural para a alimentação escolar.

Roberto Sales, secretário de Agricultura, Pesca e Assuntos Portuários de São Gonçalo (Divulgação)

Essa reunião foi muito produtiva, pois abordamos três importantes frentes de atuação do nosso município. Contudo, por conta do curto prazo, vamos arregaçar as mangas e trabalhar em conjunto para auxiliar esses produtores na emissão desta declaração para participar da chamada pública”, avaliou Roberto Sales.

No caso das duas unidades experimentais, de tilápia e de aipim, o objetivo da parceria é levar o conhecimento técnico aos cerca de 160 produtores rurais que tenham interesse, para ajudar a alavancar as produções. Se na tilápia as conversas estão avançadas, no caso do aipim nada menos que nove mil pés já foram plantados pela Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo, sendo o laboratório perfeito para os agricultores.

Merenda

A Secretaria de Educação de São Gonçalo segue com a chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor rural. As inscrições para grupos formais, informais ou fornecedores individuais estarão disponíveis até 29 de outubro, de 10h às 17h, na Subsecretaria de Alimentação Escolar, na sede da Secretaria de Educação (Travessa Uricina Vargas, 36 – Mutondo). A abertura dos envelopes será feita no dia 1 de novembro, às 10h, no mesmo endereço.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias