Ícone do site Lado de Cá – Seu portal de notícias

Idoso de 77 anos conclui ensino médio no Instituto Abraço do Tigre, em São Gonçalo

“Meu coração não quer parar, pois nunca é tarde pra sonhar”. O trecho da música “Não É Tarde” da cantora Fernanda Brum retrata bem a trajetória do gonçalense Osvaldo Lopes, de 77 anos, que concluiu o ensino fundamental e médio através do Instituto Abraço do Tigre, parceiro da escola de samba Porto da Pedra, que busca ajudar a população a concluir os estudos através de uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Telecurso em aulas inteiramente gratuitas, em São Gonçalo.

 

“Trabalhei por quarenta e dois anos no comércio e não tive a oportunidade de me dedicar aos meus estudos. Quando passei pela entrada aqui do projeto e me deparei com a chance de concluir a minha escola, me interessei e entrei para a turma. O final é isso aqui, conclui o ensino fundamental e o médio graças a eles”, disse Osvaldo, que também faz parte da harmonia da escola de samba gonçalense Porto da Pedra.

 

De um relacionamento ímpar com a sua professora Daiana e com todos os companheiros de sala, Osvaldo se destacou no período pela eficiência nos trabalhos e pelas notas boas.

 

“Sou muito grato ao projeto Abraço do Tigre.. Tenho que agradecer bastante a minha professora, aos meus colegas de classe, a todos envolvidos em uma iniciativa tão legal. Gratidão eterna por terem me ajudado a realizar um sonho de infância, que não pude concluir devido as minhas dificuldades financeiras”, afirmou o gonçalense.

 

Um de seus colegas de classe, o jovem João Vitor Alves, de apenas 15 anos, relatou o sentimento de ter duas pessoas de uma diferença enorme de idade estarem se dedicando por um mesmo objetivo.

 

“Tenho o seu Osvaldo como um exemplo para mim. Creio que a idade seja apenas um número e ele é o maior exemplo disso tudo. Com 70 anos, decidiu concluir a escola e sempre se dedicou em todos os trabalhos e nos ajudou muito. Trocamos experiências bem legais e vou guardar todos os ensinamentos comigo pro resto da vida”, afirmou o aluno mais novo da turma.

 

O PROJETO – O Instituto Abraço do Tigre é um projeto sem fins lucrativos que realiza várias ações sociais para os moradores de São Gonçalo, Niterói e região. Entre as atividades, estão aulas de ginástica, jiu-jitsu, artesanato, pintura em tecido, entre outras.

 

Já para quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio, basta comparecer a sede do Instituto, no Porto da Pedra, e realizar a inscrição, devendo ficar atento ao período de inscrições e número de vagas. Lembrando que para o ensino fundamental é necessário ter mais de que 15 anos e para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

 

“É uma mistura de gratidão e orgulho poder ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos através do nosso instituto. O Abraço do Tigre é feito para isso para ajudar quem precisa de forma gratuita. Sabemos as dificuldades da nossa população e o nosso pensamento é esse, auxiliar e contribuir para o crescimento pessoas de crianças, adultos e idosos”, afirmou a coordenadora de projetos sociais do Instituto, Karla Ribeiro.

 

A sede do Instituto Abraço do Tigre fica localizada na Rua Abílio José de Matos, n° 872, no bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo. Para mais informações sobre as atividades e o instituto, o telefone de contato é o (21) 4116-6773.

Sair da versão mobile