15.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, julho 6, 2022

Idealizador do Projeto Mais Acesso fala dos desafios enfrentados pelo Rio

Leia Mais

Nos últimos anos, o Rio de Janeiro enfrentou uma das maiores crises da história. Além de problemas do próprio estado, reflexos de uma crise financeira que causou estragos mundo afora, resvalou no Brasil e agravou ainda mais a situação da população fluminense. Passado o ponto alto dessa crise, o Rio volta a ver um horizonte e a fazer novos planos de futuro.

O governador Cláudio Castro mostrou-se habilidoso articulador ao concluir o Plano de Recuperação Fiscal. O regime prevê regras mais flexíveis para o pagamento da dívida do estado com a União e estabelece melhores termos para o Rio de Janeiro sanar as suas contas.

Castro também acertou quando concretizou a venda da Cedae e não perdeu tempo ao direcionar os recursos para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e aquilo que todos merecem: investimentos na qualidade de vida dos moradores de um estado que sempre foi protagonista nacional.

Ainda há muitos desafios pela frente, como repactuar os royalties do petróleo. Não há dúvidas de que os acordos atuais prejudicam quem mais produz, o estado do Rio e sua população.

A violência é outro problema histórico, que também resulta do processo de esvaziamento econômico do estado. Ela interrompe sonhos, provoca danos irreversíveis, prejudica as atividades econômicas e, consequentemente, a geração de empregos nas empresas.

Com essas sucessivas crises, é natural compreender que a população do Rio perdeu a confiança na política e em seus líderes políticos. E sem confiança não tem credibilidade nem a força necessária para reverter esse processo.

Como idealizador do Projeto Mais Acesso, em que o Governo do Rio leva à porta do cidadão serviços e cidadania, entendo que nossa missão é trazer cada vez mais ofertas de saúde, emprego, educação e infraestrutura para a capital. Sobretudo, para quem vive afastado dos grandes centros urbanos. Com quase 30 anos de serviço público, não tenho dúvidas de que a estrada que estamos trilhando nos leva para um futuro em que o sol nasce igualmente para todos.

Marco San é cientista político e assessor do governador Claudio Castro

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias