24.5 C
São Gonçalo
sábado, dezembro 4, 2021

Hemonúcleo de São Gonçalo convoca população no Dia do Doador de Sangue

Leia Mais

Um verdadeiro gesto de amor ao próximo, que pode salvar vidas. Assim pode ser definida a doação de sangue. No Dia do Doador de Sangue, comemorado na próxima quinta-feira (25), o Hemonúcleo de São Gonçalo vai realizar uma recepção especial para prestigiar os que comparecerem para realizar a doação. O espaço faz campanha permanente para que o estoque de sangue aumente.

O Hemonúcleo de São Gonçalo atende todos os hospitais municipais da cidade e precisa, constantemente, que o estoque seja renovado. Diariamente, mais de 20 bolsas de sangue são usadas na cidade. E, nem sempre, elas são repostas na mesma proporção. Por isso, a necessidade de conscientização da doação entre a população é muito importante.

“O local está com estoque em baixa e necessita de doadores. Antes da doação, os candidatos passam por uma triagem e os funcionários avaliam se a pessoa está ou não apta para a doação”, disse a coordenadora do local, Juliana Karine Santos.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Covid-19 – Para a doação, todos os protocolos de segurança são seguidos, sem oferecer nenhum risco ao doador. O gonçalense que teve Covid-19 pode fazer a doação normalmente, desde que já tenha passado 30 dias de cura. O objetivo é evitar a contaminação da doença no ambiente da unidade de saúde. Vale ressaltar que não há confirmação de contaminação do coronavírus por transfusão de sangue.

Endereço – O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O espaço atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 2605-6795.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias