24.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 19, 2024

Garis da Clin encontram livros abandonados em bueiro de Niterói

Fo

Garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) se depararam com uma cena triste e lamentável, como eles mesmo descreveram, na manhã desta sexta-feira (05). Durante o serviço de rotina de limpeza das ruas de Niterói, encontraram, dentro de um bueiro na esquina das ruas Domingues de Sá e Roberto Silveira, 10 livros de autores e assuntos variados. A Clin é uma empresa que tem uma tradição de incentivar projetos e ações voltados para estimular o hábito da leitura. Um exemplo desta ação é o projeto “Reciclando Ideias”, desenvolvido pela equipe de Reciclagem da Clin (Reciclin). O projeto recebe publicações em Ecopontos distribuídos em várias regiões da cidade.

Os funcionários relataram que os livros são muito grossos e volumosos e quem os jogou no bueiro fez de forma proposital. A equipe teve que retirar o tampo para se desfazer do material. Os garis ficaram tristes por saberem que não será possível recuperá-los. Como estavam muito sujos e com lama, terão de ser descartados.

“Os livros são aprendizado, são importantes para a educação de todos, mesmo que não sejam didáticos. Ficamos muito tristes em saber que foram jogados num bueiro ao invés de serem entregues a uma instituição ou até mesmo para a Clin, já que temos nossa biblioteca. Além disso, poderiam entupir o bueiro e prejudicar até mesmo os moradores daquela rua, porque numa chuva pode transbordar”, relatou Ricardo Oliveira, coordenador de limpeza da área que estava junto a equipe.

O projeto que iniciou em 2018 tem como objetivo incentivar a leitura e a prática de compartilhar e doar livros. O “Reciclando Ideias” está comprometido em estimular o senso crítico quanto à sustentabilidade e consumismo exagerado, promovendo entre as pessoas o interesse pela troca e compartilhamento de livros.

Ao longo destes anos que o projeto vem sendo desenvolvido, a doação de livros é feita por meio das coletas seletivas. Atualmente, a Clin conta com três bibliotecas: uma na sede da companhia, em São Lourenço, uma no 10º Distrito, em Rio do Ouro, e outra no 14º Distrito, em São Domingos.

Ecopontos da Clin – Quem quiser contribuir com a iniciativa e doar livros, basta se dirigir a um dos Ecopontos da Clin. O horário de funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Confira o endereço dos Ecopontos: Icaraí (Rua Jornalista Irineu Marinho, 466); Horto do Barreto (Rua Dr. Luiz Palmier, s/n); Largo da Batalha (Rua Leonor da Glória, s/n); Engenhoca (Avenida João Brasil, s/n); Cafubá (Avenida Raul de Oliveira Rodrigues, s/n); Itaipu (Rua O, s/n); Santa Bárbara (Rua Doutor Luiz Felipe de Moraes Lamego, 490); Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770); Ilha da Conceição (Rua Jornalista Sardo Filho, s/n).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile