19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Fiéis celebram centenário da Assembleia de Deus em Niterói

O dia também marcou a inauguração da sede provisória da Congregação no Caminho Niemeyer

Milhares de Fiéis Celebram Centenário da Assembleia de Deus em Niterói e Inauguração de Sede Provisória
Milhares de Fiéis Celebram Centenário da Assembleia de Deus em Niterói e Inauguração de Sede Provisória
A inauguração contou com a presença de inúmeras autoridades municipais incluindo o Prefeito da Cidade, Axel Grael (Foto: Divulgação)

Milhares de fiéis de diversos estados brasileiros se reuniram no último sábado (22), em Niterói para comemorar os 100 anos da Assembleia de Deus no Estado do Rio de Janeiro. O evento, que marcou a inauguração da sede provisória da congregação no Caminho Niemeyer, antecede a construção da catedral definitiva projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer há 27 anos.

As comemorações começaram com uma celebração ao ar livre na Praça XV, onde foi reencenada a chegada do missionário evangelista sueco Adolph Gunnar Vingren, um dos fundadores da Assembleia de Deus no Brasil ao lado de Daniel Berg. Após a cerimônia, os fiéis atravessaram de barca até Niterói, onde participaram da plenária da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB) no Caminho Niemeyer. O dia de celebrações foi encerrado com um culto de agradecimento à noite.



continua depois da publicidade



O pastor Samuel Câmara, líder das Assembleias de Deus de Belém (PA), destacou a importância do evento e a mudança simbólica do eixo das celebrações da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro para Niterói. “Estamos muito felizes em celebrar o centenário aqui e inaugurar a sede provisória. Representamos 10% da população brasileira, cerca de 25 milhões de pessoas. Plantar essa semente aqui é extraordinário”, afirmou Câmara.

Líderes religiosos de várias partes do país também marcaram presença. O Pastor Marcelino Coutinho, de Belém do Pará, ressaltou a importância de Niterói para a Assembleia de Deus. “Para nós, de Belém, é muito importante, porque o Rio de Janeiro, especialmente Niterói, representa muito para a Assembleia de Deus. Ter um projeto de Oscar Niemeyer é significativo para nós e para a cidade”, afirmou Coutinho.

A pastora Mônica Coutinho, da Assembleia de Deus Belém, destacou o orgulho da congregação ao celebrar o centenário e inaugurar a sede provisória. “É com muito orgulho que estamos comemorando e lembrando a chegada dos missionários no Rio de Janeiro, marcando essa inauguração”, disse a pastora.

Projeto Arquitetônico e Impacto Local

A sede provisória e a futura catedral fazem parte de um projeto histórico e arquitetônico que atrairá turistas e visitantes de todo o Brasil e do mundo. A cúpula da catedral terá 30 metros de diâmetro e 15 metros de altura. O terreno, cedido pela Prefeitura de Niterói por meio de um termo de cooperação, abrange uma área de 7.336,07 metros quadrados no Caminho Niemeyer.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, expressou seu orgulho pela realização do projeto. “Essa é a catedral do Centenário, uma catedral provisória até que a definitiva, projetada por Oscar Niemeyer, seja erguida. A cidade ganha muito com isso e é um orgulho celebrar o Centenário aqui”, declarou Grael.

As celebrações de 100 anos da Assembleia de Deus em Niterói reforçam a importância da congregação no Brasil e o impacto positivo na comunidade local, marcando um novo capítulo na história da igreja com a inauguração da sede provisória e a futura catedral projetada por Oscar Niemeyer.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress