19.4 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 16, 2024

Exposição Unidas pela Vida abre os preparativos do Outubro Rosa em São Gonçalo

Iniciando as comemorações do Outubro Rosa, nesta terça-feira,  dia 1, a partir das 16h, a sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo realizará a abertura da exposição Unidas Pela Vida, um ensaio fotográfico realizado com mulheres de São Gonçalo que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Espaço Rosa, que acontece há dois anos no município visando conscientizar a população sobre essa doença que vem atingindo mais mulheres em todo o mundo.
 
“Mostrar através da arte uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos, também, é uma forma de promoção da saúde. As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como você se sente a respeito de si mesma. Então, desde o início da gestão estamos com esse projeto de abrir as atividades do mês de outubro com uma exposição dessas mulheres batalhadoras, servindo de incentivo a tantas outras”, explica Jefferson Antunes, secretário municipal de Saúde.
 
Dessa vez, cerca de 80 pacientes da unidade municipal dedicada à saúde da mulher participaram dessa atividade para mostrar, através da arte, a beleza que a vida não pode parar por causa do câncer. As imagens foram registradas pela fotógrafa voluntária Munique Menezes.
 
A coordenadora do Espaço Rosa e idealizadora do projeto, Patrícia Silva, explica a importância do diagnóstico e como pode influenciar na autoestima das mulheres.

“Atualmente, o grupo Unidas pela Vida conta com mais de 400 pacientes. Nele existem pessoas em vários estágios de tratamento, até quem já se curou, que trocam experiências, desafios diários e desabafos. Com essa ação queremos mostrar a beleza e autoestima nessas mulheres que realizam uma luta diária, pois passar por um câncer não é algo fácil. Com os exames que oferecemos, conseguimos fechar o diagnóstico e quando é precoce, garante até 95% de chance de cura da doença. Então, todo mês de outubro estamos promovendo atividades completamente voltadas para a conscientização da importância do autoexame. Abraçar essa causa foi um ato de amor ao próximo, temos um vínculo muito forte umas com as outras, sabemos que nosso trabalho é essencial na vida de muitas mulheres e queremos fortalecê-lo cada vez mais. Elas recebem ainda todo o nosso carinho e apoio. São mulheres guerreiras e unidas pela vida”, declara.
 
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo que mais acomete mulheres no país. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.
 
Ainda em outubro, diversas ações acontecerão pelo mês de conscientização do câncer de mama, como a Caminhada contra o Câncer de Mama no dia 6 de outubro, às 8h30, com concentração 7h30 em frente ao INSS e chegada na Praça Luiz Palmier, no Rodo.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress