Ícone do site Lado de Cá – Seu portal de notícias

Estado do Rio tem queda histórica no número de homicídios dolosos em março

Viaturas da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (Divulgação)

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta quinta-feira (29) mostram que os homicídios dolosos (intencionais) no Estado do Rio de Janeiro apresentaram queda de 16% em março, comparando-se com o mesmo mês de 2020. No total, 313 registros foram feitos, chegando ao menor número para o mês desde 1991, quando foi iniciada a série histórica do instituto.

O indicador também teve redução de 13% nos três primeiros meses de 2021 contra janeiro, fevereiro e março do ano passado. Este também foi o menor valor para o trimestre desde 1991. Um estudo divulgado neste mês pelo ISP, com uma análise do impacto do coronavírus nos crimes no estado, mostrou que a queda do número de homicídios não está relacionada apenas à pandemia.

O indicador “crimes violentos letais intencionais”, que agrega homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte), teve queda de 15% em março e de 12% no primeiro trimestre deste ano na comparação com 2020. Os 326 registros de março representam o menor valor para o mês desde 1999.

Em março, 638 armas foram apreendidas em todo o estado, sendo 43 fuzis. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 13% nas apreensões de armamentos e 19,4% de fuzis. Nos três primeiros meses do ano, 1.910 armas foram confiscadas, sendo 136 fuzis. Isso significa que, em média, um fuzil foi apreendido por dia em 2021 no estado.

Veja mais detalhes do balanço do ISP no site do governo estadual.

Sair da versão mobile