19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Espaço Rosa distribui caixas para campanha de doação de cabelo em São Gonçalo

Como parte das comemorações do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Gonçalo, através do Espaço Rosa, distribuiu caixas coletoras para a doação de cabelos para a confecção de perucas das pacientes em tratamento contra o câncer em diversos pontos da cidade. Batizada de “Caixa rosa”, elas estão disponíveis na sede da Prefeitura, Pátio Alcântara, Partage Shopping, São Gonçalo Shopping, Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, Maternidade Dr. Mario Niajar, Câmara Municipal e também no Espaço Rosa.
 
“Um corte de cabelo em prol da solidariedade, esse é nosso intuito com as campanhas e o incentivo da doação. A queda dos cabelos é um dos momentos mais impactantes para as mulheres que estão em tratamento contra o câncer e por isso resolvemos realizar diversas atividades com o intuito de elevar a autoestima das pacientes. Acreditamos que a autoestima pode fazer toda a diferença durante o tratamento e todo serviço é realizado com empresas parceiras”, afirma o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
 
O projeto, existente há dois anos no Espaço Rosa, contabilizou somente em  2019, mais de 800 doações. Segundo a coordenadora da unidade, Patrícia Silva, a fase do tratamento com a quimioterapia é muito difícil para todas as mulheres, ainda mais com a queda dos cabelos, um dos momentos mais impactantes das mulheres em tratamento contra o câncer.

 
“Nós do Espaço Rosa estamos constantemente realizando atividades que elevem a autoestima das pacientes oncológicas e a confecção de perucas é uma dessas ações. Com isso, fazemos campanhas de doação de cabelo em diversas épocas do ano. A campanha de doação de cabelo contribui muito para o apoio psicológico das centenas de portadores da doença, pois a queda dos cabelos é um dos momentos mais tristes, já que muitas estão deprimidas e mais essa situação a autoestima vai lá embaixo. Então, como parte das festividades do Outubro Rosa, decidimos criar um meio das pessoas se sentirem inclinadas a ajudar essas pacientes que estão passando por um período difícil e colocamos caixas de coleta de cabelo em alguns lugares. A expectativa é bem grande e que arrecademos bastante durante este mês”, explica.
 
A pequena Luiza Almeida, de apenas 9 anos, foi uma das primeiras voluntárias. Ela foi acompanhada da mãe, Ana Almeida, 30 anos, na entrega de 10 mechas de cabelo. “Eu tenho um salão de beleza e estou arrecadando os cabelos em quem realizo corte. Trouxe minha filha porque é extremamente importante inserir as crianças nesse movimento para que cresçam com espírito de solidariedade”, explica.
 
O Espaço Rosa tem parceria com diversos salões do município para confecção das perucas. Na doação são aceitos todos os tipos de cabelos com mais de 10cm, com qualquer tipo de química, como: progressiva, alisamento, tintura, luzes e californiana, do mesmo modo que cabelos crespos, lisos, loiros, ruivos, pretos e grisalhos.
 
 
Quem quiser doar basta comparecer em um desses locais de coleta:
 
Sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo: Rua Feliciano Sodré, nº 100 – Centro
 
Pátio Alcântara: Rua Carlos Gianelli, s/n – Alcântara
 
Maternidade Municipal Dr. Mario Niajar: R. Dr. Alfredo Backer, 324 – Alcântara
 
São Gonçalo Shopping: Avenida São Gonçalo, nº 100 – Boa Vista
 
Partage Shopping: Avenida Presidente Kennedy, nº425 – Centro
 
Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: Rua Dr. Alfredo Backer, nº358 – Mutondo
 
Câmara Municipal de São Gonçalo: R. Francisco Portela, nº 2814 – Centro
 
Espaço Rosa: anexo ao Hospital Dr. Luiz Palmier, na R. Estephânia de Carvalho, s/n – Centro

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress