16.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, julho 6, 2022

Espaço Crescer realiza 1ª edição contra depressão de pais com filhos autistas em Niterói

A intenção é promover uma roda de debates entre pais que têm filhos autistas e melhorar a convivência entre eles

Leia Mais

Setembro ainda não chegou ao fim e como é o mês de prevenção contra o suicídio, despertou na psicóloga Wanessa Berba, diretora responsável do Espaço Crescer, a ideia de promover por meio do Projeto Roda Amarela, a 1ª edição que visa focar na relação de pais com filhos autistas. O evento, de forma gratuita, vai acontecer nesta sexta-feira (24), a partir das 14h, no Coworking e Café, no Plaza Shopping, em Niteroi.

Conduzido pela psicóloga Wanessa Berba, diretora responsável do Espaço Crescer e Vanessa Machado, psicanalista, o atendimento e a roda de conversas serão divididos em dois grupos de 25 pessoas cada.

Segundo Wanessa Berba, que também é especialista em neuropsicologia e análise do comportamento, alguns pais também sofrem os sintomas, mas em menor proporção que as mães. A angústia e a irritabilidade são os primeiros sinais da depressão. “Não é nada fácil para uma mãe descobrir o autismo em seu filho. É como se ‘acabasse’ para ela a ideia do filho ou filha ideal, diante de tantas dificuldades que a família terá que enfrentar a partir daquele diagnóstico, dependendo do grau de cada criança. Esses pais também precisam da nossa atenção e dos cuidados terapêuticos. Não podemos subentender que a família será forte o bastante para enfrentar tudo sozinha”, explica. Wanessa Berba, que também é especialista em neuropsicologia e análise do comportamento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão, doença que começa na mente, é o primeiro passo que se agravado pode levar uma pessoa a cometer suicídio. Um olhar diferenciado para este público é indispensável e a Roda Amarela será uma oportunidade para que os pais destas crianças esclareçam seus principais questionamentos, trabalhem o autoconhecimento e saibam como lidar com as situações diárias do ‘ser diferente’ de seus filhos.

O evento será gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo telefone da Espaço Crescer, no número (21) 99150-5607. O uso de máscaras é obrigatório.

Serviço

Evento: Gratuito promovido pelo Espaço Crescer
Data: 24 de setembro de 2021
Horário: Das 14h às 15h30 e das 16h às 17h 30
Local: Coworking e Café, Plaza Shopping
Endereço: Rua XV de Novembro, Centro, Niteroi

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias