Enquanto recém-nascidos davam seu primeiro choro, a instrumentadora cirúrgica Luciene Caravella, de 46 anos, sorria ao auxiliar os obstetras em cada parto realizado.
O tempo passou e a paixão por bebês se transformou em seu ‘ganha pão’, quando se especializou em fotografia New Born (fotografia de recém-nascidos), há 8 anos.
Com um estúdio montado no Prédio Parque das Águas Empresarial, em Alcântara, São Gonçalo, a fotógrafa que é formada pela Sociedade Fluminense de Fotografia, recebe bebês em seus primeiros dias de vida, para registros fotográficos.
O Lado De Cá conversou com a profissional que falou um pouco de tudo, inclusive desse nicho agora explorado por ela.
Lado de Cá – De onde surgiu a ideia de fotografar recém-nascidos?
Lu Caravella – O amor por eles juntamente com a admiração pela arte da fotografia, despertaram em mim a vontade de unir essas duas paixões e transformar em um projeto diferenciado, que é o ensaio New Born.
Lado de Cá – E como era essa interação? De que forma?
Lado de Cá – Porque explorar esse nicho do New Born? Há poucos profissionais no mercado?
Lu Caravella – A decisão de optar por esse nicho e me especializar em New Born foi única e exclusivamente pelo amor que sinto pelos bebês. Quando trabalhamos com amor e fazemos o que gostamos, a possibilidade de obter êxito é muito grande. Hoje em dia há muitos profissionais migrando para esse nicho, porém, infelizmente, poucos se especializam e estão de fato capacitados para lhe dar com um recém-nascido. Essa é uma questão que muito me preocupa. A segurança e conforto dos ‘meus bebês’ estão sempre em primeiro lugar!
Lado de Cá – Existe algum curso de especialização para se tornar um grande fotógrafo nesse segmento, o New Born?
Lu Caravella – Sim, existem cursos e workshops especializados em ensaio New Born, mas isso não é garantia de de formar um profissional de fato capacitado. Para ser um bom fotógrafo nesse nicho é fundamental que o profissional tenha principalmente conhecimento de fisiologia do bebê. O fato de ter vindo da área de saúde com certeza me auxilia muito nesse trabalho de fotografia.
Lado de Cá – Podemos dizer que trabalhar com bebês, é o que te fascina?
Lu Caravella – Trabalhar com bebês é fascinante sim, pois eles são uma ‘caixinha de surpresas’ (risos). Cada um tem seu jeitinho especial e suas peculiaridades. Cada bebê é único!
Lado de Cá – Existe algum fotógrafo New Born que você admire?
Lu Caravella – Dentre muitos fotógrafos nesse nicho, existe uma em especial que admiro muito. Chama-se Simone Silvério. Com ela aprendi muito do que sei hoje.
Lado de Cá – Como funciona seu trabalho com os ‘seus’ bebês?
Lu Caravella – Após o primeiro contato da cliente (mamãe), fazemos algumas perguntas pessoais sobre o bebê e passamos as informações básicas sobre como funciona o ensaio. Feito isso, escolhemos a melhor data e agendamos para realizar o trabalho em nosso estúdio. Lembrando que fazemos apenas um ensaio por dia, para que se possa dar total atenção e dedicação ao bebê.
Lado de Cá – Como tem enfrentado os ensaios em tempos de Coronavírus?
Lu Caravella – Estamos tomando todas as medidas protetivas e contamos com uma equipe multidisciplinar formada por pediatras que já acompanham meu trabalho há alguns anos. Além disso, tivemos que reduzir a quantidade de atendimento. Hoje fazemos apenas um ensaio por dia, pois é necessário fazer a assepsia do estúdio, bem como de todos os acessórios usados após cada trabalho realizado.
Lado de Cá – E para os que quiserem te contratar?
Lu Caravella – Atendemos através do Whatsapp 98636-7511. Alguns dos nossos trabalhos estão disponíveis na nossa fan page Lu Caravella fotografia e também no Instagram Lu Caravella fotografia.