Ícone do site Lado de Cá – Seu portal de notícias

Empresários de Tanguá ajudam na melhoria da segurança com doações às polícias Civil e Militar

Nova iluminação externa da delegacia (Fotos de divulgação)

Conhecida pela tranquilidade em seus 11 bairros, com 145.503 km² de áreas arborizadas, belas cachoeiras e ostentando a fama de ser a Cidade da Laranja, Tanguá virou referência para outros municípios do estado com o lançamento do projeto Juntos Pela Segurança. Por meio dele, empresários locais ajudam com recursos financeiros para reestruturar as unidades das polícias Civil e Militar.

Criado em 2015, o JPS, como passou a ser chamado, tem 15 empresários que contribuem de forma voluntária com R$ 50 mensais, que são investidos em melhorias como a implantação e a manutenção de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, conservação das viaturas policiais e manutenção do prédio onde funciona a 70ª DP.

Policial instala luminária de LED na DP, que é mais econômica, e foi comprada por meio do projeto

O grupo tem um responsável pelo levantamento das arrecadações a cada mês e das necessidades da delegacia e do efetivo do 35º BPM (Itaboraí) que atua na cidade.

Graças ao trabalho voluntário do JPS, luminárias foram trocadas, não faltam cartuchos de impressoras, a temperatura ambiente nas dependências da DP é agradável devido à constante manutenção dos refrigeradores de ar e as viaturas estão em boas condições de uso. Algumas, inclusive, tiveram o óleo e pneus trocados. No pátio da delegacia, foi instalada uma cerca com portão, que ajuda na guarda de veículos apreendidos e recuperados, já que o município ainda não tem um depósito público.

Cerca com portão foi instalada na 70ª DP

“Além do aspecto físico das viaturas com a ajuda do Juntos Pela Segurança, vale ratificar que até o psicológico do policial ficou elevado. Imagina, numa perseguição, você saber que a viatura está em perfeitas condições? Melhorou muito o nosso trabalho e isso não tem preço”, disse um soldado, que pediu para não ser identificado.

O delegado Mário Luiz da Silva, titular da 70ª DP desde 2019, se surpreendeu com a participação do empresariado local na Segurança Pública.

Circuito interno de monitoramento da delegacia

“Eu sou policial há 35 anos e delegado há 24. A 70ª DP é a minha 18ª titularidade. Fui titular na capital, na Baixada, no Norte e Sul fluminenses e na Região dos Lagos. Posso afirmar que em nenhuma dessas unidades recebi tanto apoio dos empresários locais, tanto carinho, tanta dedicação à cidade e ao seu aparelho de Segurança Pública como recebi aqui”, afirmou o delegado.

Ele acrescentou: “A participação do empresariado tem sido fundamental. Antes de termos recebido há dois anos viaturas novas, esses empresários a todo tempo se colocaram disponíveis para realizar a reforma dessas viaturas, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, e graças a isso nós tivemos os nossos veículos em circulação, para serem usados em prol da população da nossa cidade”.

Sistema de câmeras ao redor da unidade policial
Sair da versão mobile