23.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, março 28, 2024

ELEIÇÕES 2020 SG – Entrevista com o candidato Ricardo Pericar: ‘Quero livrar São Gonçalo das garras da corrupção’

Leia Mais

Fechando a série de entrevistas com os prefeitáveis de São Gonçalo, o Lado de Cá conversa com o educador Ricardo Pericar, de 54 anos, do PSL. Ele se notabilizou em meados dos anos 2000 por liderar o movimento “Fora, Ampla!”, que questionava o serviço fornecido pela concessionária de energia em São Gonçalo. Foi vereador por três mandatos consecutivos e vice-prefeito de São Gonçalo em 2016, na chapa de José Luiz Nanci. Em julho de 2018, já no exercício do cargo, Pericar rompeu politicamente com o atual prefeito e o denunciou ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.

Lado de Cá – Por que o senhor quer ser prefeito de São Gonçalo?

Ricardo Pericar – Por ter participado da gestão pública durante muitos anos, três mandatos de vereador, agora como vice-prefeito, dois meses como deputado federal e aprendi muito. Aprendi por exemplo, sobre o que acontece com a nossa cidade que vem por conta da corrupção, vive sendo uma cidade muito ruim. É o sofrimento da população muito grande, hoje aos 54 anos, já poderia pensar numa coisa mais branda para seguir minha vida e começar a descansar um pouco, mas seria leviano da minha parte não ajudar a minha cidade a se livrar dessas garras da corrupção e conseguir fazer esse povo um pouco mais feliz. Na verdade, esse é o meu objetivo e na verdade o centro de tudo isso é honrar a Deus, porque eu acho que Deus me permitiu ter todo esse meu conhecimento e estar no meio dessa seara política para que de repente neste momento agora Ele possa me usar para que o nome D’Ele seja glorificado. Então, eu tenho como objetivo também honrar a Deus.

Lado de Cá – Qual a análise que o senhor faz dos seus adversários?

Ricardo Pericar – A análise que eu faço dos meus concorrentes é que na verdade todos eles sempre quiseram ter uma condição melhor de vida pessoal. Eu não conheço ninguém ali, por exemplo, ninguém ali foi contra corrupção em momento nenhum. Estive conversando com marqueteiro de um dos candidatos ele falou o seguinte: “Ricardo, aquele que conseguir mentir mais e transformar as suas mentiras em aceitação pública, será o prefeito da cidade”. Porque o que está imperando na campanha é mentir e ele mesmo falou que eu não vou ganhar porque o povo quer ouvir uma mentira e aquela mentira que consegue ser passada como verdadeira é que vai ganhar a eleição. Então é um show de mentiras, um vai acabar com a barricada, o outro tem a solução para a educação, a mágica para saúde, um disse que vai trazer 20 mil empregos para São Gonçalo, o outro quer fazer uma Maricá com orçamento doze vezes menor, então, é um verdadeiro absurdo, um verdadeiro show de mentiras. Agora mesmo tivemos o próprio Capitão Nelson dizendo que vai acabar com as barricadas, milícia e o tráfico, ora, o cara foi chefe da P2 e não conseguiu acabar com um tráfico na cidade, o cara foi deputado estadual e não pediu um ofício para arrancar uma barricada sequer, aí, justamente no cargo que não dá para você pensar em se meter nisso, ele disse que vai acabar? (Risos), não é o show do milhão não, é o show da mentira! É isso o que eu penso de tudo.

Lado de Cá – Na sua opinião, o que precisa ser feito em São Gonçalo para que ela seja motivo de orgulho para seus moradores?

Ricardo Pericar – Tem que estancar a corrupção, onde você tem que adotar a corrupção zero, oxigenar a prefeitura, para que ela volte a funcionar, dar condições dos funcionários trabalharem, até porque eles só foram pisoteados pelos políticos que vão chegando e cada um sendo chefe, chefe, chefe, chefe, e o funcionário é que tem que resolver os problemas, enquanto que leva os louros são os políticos, mais ou menos por aí. E um prefeito que se dedique, porque aquele que se envolve com corrupção, não tem tempo para se dedicar, e o hora que eu prefeito se dedicar pela cidade como Sérgio Meneguelli (Republicanos) fez lá na cidade de Colatina, no Espírito Santo, a população vai sentir orgulhosa disso. Vale dizer que o meu objetivo é fazer um governo como o de Sérgio Meneguelli, um governo presente, ao lado do povo, envolvendo a população para fazer a cidade prosperar novamente. Sabemos que o recurso é pequeno e com pouco dinheiro, é uma cidade que a máquina pública foi quebrada pelos 20 anos de corrupção, e isso praticamente eu vivenciei com um mês, sendo vice-prefeito de José Luiz Nanci, porque eu fui para as ruas tirar o lixo sozinho com as minhas máquinas, e a população aplaudia, fotografava, só que eles perceberam isso e me pediram para parar logo no primeiro mês.

Lado de Cá – Como andam a campanha e a expectativa para o próximo dia 15 de novembro?

Ricardo Pericar – A minha campanha é muito difícil, sem dinheiro nenhum, sem recurso e baseada nas redes sociais. Hoje qualquer campanha é feita principalmente com verba pública, seja retirado da saúde, da educação, do lazer, e da obra, para que ser empregado nas campanhas políticas, e eu sempre contra isso, não aceitei dinheiro público. Portanto, é por isso que a minha campanha não anda, se eu não aceito dinheiro público, se eu prego não à corrupção, as empresas que financiam campanha, naturalmente, não vão se aproximar e nem eu quero. Então, eu não tenho dinheiro público, não tem propina das empresas que trabalham na prefeitura e não tem caixa dois. Minha campanha é muito pequena e causa na população a impressão que Pericar está fraco, mas acredito que ainda possa haver uma observação da população quanto a isso e a gente possa surpreender na reta final.

Lado de Cá – Qual a mensagem que o senhor quer deixar para os 1.091.737 gonçalenses?

Ricardo Pericar – A mensagem que eu deixo para a população é a seguinte: Já que estamos aí no show das mentiras, que a população olhe lá atrás, o passado de cada candidato. Eu venho há 10 anos denunciando a corrupção, onde minhas denúncias levaram 10 pessoas à cadeia, como Márcio Panisset, Neílton Mulim, temos aí um vereador preso recentemente, e lembro que a minha primeira denúncia levou o diretor da garagem à prisão, então, eu venho lutando muito para defender a cidade de verdade. É fácil olhar agora o programa de governo que está no papel e que está na televisão, é enganação, porque o papel aceita tudo e falar na televisão, idem, onde ficam falando que vão acabar com barricada, vão gerar empregos, São Gonçalo vai ter ônibus de graça e vai ter tudo para todo mundo. Espero que a população veja aonde eles estavam no verão passado? O que eles fizeram no passado e se realmente tomaram essa atitude que eles dizem hoje ter? Ficam minhas perguntas.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress