19.9 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 23, 2024

Dois abrigos de idosos são interditados em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo informou que a Vigilância Sanitária Municipal interditou dois abrigos de idosos, no Coelho e no Colubandê, nesta terça-feira (30-08), após denúncias de maus-tratos. Ao todo, 23 idosos estavam nas duas instituições, que eram insalubres e não tinham profissionais adequados para os serviços que diziam prestar. A maioria dos idosos foi levada para a casa de parentes e outros para abrigos particulares legalizados na cidade.

O abrigo do Colubandê era clandestino e estava com 10 idosos, um deles deficiente visual e outros dois com obesidade mórbida. No local, não havia médico, enfermeiro, nutricionista ou equipe técnica responsável.

O segundo abrigo, no Coelho, tinha alvará provisório, mas não possuía licenciamento sanitário. No local, havia 13 idosos em condições completamente insalubres. Ambos não atendiam às legislações sanitárias pertinentes às instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).

“Os dois locais faltavam com cuidados médicos e com a higiene dos idosos, tinham alimentação inadequada e até falta de alimentos e os idosos eram mal tratados”, disse o diretor da Vigilância Sanitária de São Gonçalo, Marcelo Lima.

As ações foram acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho do Idoso, Polícia Civil e o Ministério Público.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress