19.9 C
São Gonçalo
sábado, abril 20, 2024

Deputados Flordelis e Daniel Silveira na mira do Conselho de Ética da Câmara nesta terça-feira

Parlamentar bolsonarista atacou ministros do STF em vídeo, enquanto pastora é ré pelo assassinato do marido em Niterói

Leia Mais

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (23) para instaurar os processos disciplinares contra os deputados Daniel Silveira (PSL-RJ) e Flordelis (PSD-RJ), que podem levar à cassação dos mandatos de ambos. A sessão está marcada para começar às 14h30.

O conselho, criado em 2001, é composto por 21 deputados titulares e 21 suplentes. A composição atual tem mandato até a indicação dos novos membros, prevista para março.

O deputado bolsonarista foi preso em flagrante na terça-feira (16). Ele postou um vídeo na internet defendendo o Ato Institucional número 5 (AI-5), que cassou direitos na Ditadura Militar, e a destituição dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão foi determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes e confirmada por unanimidade pelo plenário da Corte.

Já a deputada Flordelis é ré no processo sobre o assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo. Ele foi morto com vários tiros dentro de casa, na Região Oceânica de Niterói, em 2019. Ela nega a acusação de ser a mandante do crime. Flordelis responde em liberdade devido à imunidade parlamentar, mas é monitorada desde setembro do ano passado por tornozeleira eletrônica.

Embora as representações contra ambos peçam a perda do mandato, o Conselho de Ética pode decidir aplicar outras punições, como advertência, censura ou suspensão temporária do mandato.

Em caso de suspensão ou cassação, a decisão é do plenário da Câmara.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress