Hoje, 29, o Clube Tamoio, em São Gonçalo, será palco do Encontro Nacional de Capoeira, que será realizado pelo Ponto de Cultura Negrinhos de Sinhá VII e se estenderá pelos dias 30 e 1º. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG). O ingresso é gratuito.
Hoje terá início às 20h, e traz na programação apresentações de mestres convidados e um diálogo cultural, com o mestre Mário Buscapé.
Neste sábado, 30, as atividades serão realizadas durante todo o dia, das 9h às 17h. O público poderá participar de palestras e oficinas, coordenadas pelos mestres Geni e Onça Negra, ambos formados pelo mestre Bimba.
Encerrando as atividades, no domingo, 1º, a partir das 10h, serão realizados batizados, trocas de cordas e formaturas. Todo o evento será coordenado por Antonio Affonso, mestre da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII.
“Nossa associação (Negrinhos de Sinhá) desenvolve um trabalho sociocultural desde 1987 e possui núcleos espalhados por todo o país. São Gonçalo é uma dessas cidades. O projeto consiste em acolher crianças e jovens em um ambiente que preza pela saúde, disciplina, respeito, e objetiva afastá-los das drogas e demais fatores que possam comprometer seus desenvolvimentos”, explica mestre Affonso. “Eventos como esse são expressões de sucesso do projeto”, acrescenta.
Na visão do secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, “a capoeira é uma mistura de arte e esporte, genuinamente brasileira, responsável por formar talentos e contribuir muito com a área social”, avalia.
O Clube Tamoio fica na Avenida Presidente Kennedy, 101, Zé Garoto, em São Gonçalo. A programação do evento será entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Ingresso gratuito e classificação etária livre.