Além do desfile oficial de 32 escolas na Rua da Conceição, a cidade contará com festas nos bairros em 34 locais e desfile de 100 blocos
Cerca de 100 blocos passarão pelas ruas de Niterói neste Carnaval. A folia na cidade também terá festas em 34 bairros e desfile oficial das escolas de samba, com a participação da Viradouro, Cubango e Sossego, na Rua da Conceição. A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) estima que cerca de 850 mil pessoas, entre turistas e niteroienses, vão curtir a festa na cidade e movimentar a economia local.
Além dos ensaios técnicos que já estão acontecendo durante este mês de janeiro na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, em 1º de fevereiro o carnaval de rua começa na cidade com o bloco Decide Aí, no Vital Brazil. A programação completa estará disponível no site www.visit.niteroi.br.
Já estão confirmados blocos como Rio Pandeiro (Icaraí), Sambaí (Concha Acústica), Cordão do Bola Branca (Canto do Rio), Banda dos Amigos (Barreto), Mancando de Ré (Largo do Marrão), Combinado 5 de Julho (Barreto). Os blocos Bicho (Piratininga), Bloquinho (Campo de São Bento), Banda de Piratininga, Dominó (Santa Rosa), e Bloquete (Vital Brazil) também vão agitar a programação de carnaval.
A tradicional Banda do Ingá, este ano, desfilará do Ingá até a Concha Acústica, em São Domingos. Os blocos Saias na Folia, Loucos pela Vida e Asclin prometem trazer a folia para o Centro da cidade. No Caminho Niemeyer, está confirmado o bloco Vou Zoar.
Rio do Ouro, Caramujo, Charitas, São Francisco, Cafubá, Fonseca, Largo da Batalha, Badu, Piratininga, Barreto, Largo da Batalha, Icaraí, Santa Rosa, Ititioca, Maceió, Santa Bárbara, Engenhoca, Sapê, Ilha da Conceição, Engenho do Mato, São Lourenço, Ponta d’Areia, Itaipu e Jurujuba terão carnavais de bairro.
Desfile Oficial – A Rua da Conceição, no Centro, terá o desfile de 32 escolas de samba, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, com as presenças das três grandes agremiações da cidade: Viradouro, Cubango e Sossego, participando hors concours. O carnaval de Niterói é o segundo maior evento da cidade e é considerado o segundo maior do Estado.
De acordo com o presidente da Neltur, Paulo Novaes, o carnaval de Niterói cresce a cada ano com a melhoria das escolas, os blocos de ruas e as festas nos bairros, estimulando o turismo, a economia da cidade, através de seus polos hoteleiros, gastronômico, setor de transporte, comércio e serviços.
“As grandes cidades como São Paulo, Rio, Bahia e outras capitais priorizam o carnaval por ser a festa mais popular do País e de maior apelo para o Turismo. Niterói não foge à regra”, afirma Novaes.
Ele destaca que o carnaval de Niterói está sendo divulgado em vários centros de atendimento do Rio de Janeiro, no Píer Mauá nas chegadas de navios internacionais, nas grandes feiras turísticas nacionais e internacionais e através dos Centros de Atendimento ao Turista.
Desfile na Rua da Conceição
Dia 23
19h – Império de Charitas
19h25 – Mistura da Raça
19h50 – União do Maruí
20h15 – Grilo da Fonte
20h40 – Unidos do Castro
21h05 – Independente do Boaçu
21h30 – Unidos do Barro Vermelho
22h – Fora de Casa
22h30 – Amigos da Ciclovia
0h – Tá Rindo Por quê?
0h30 – Grupo dos 15
Dia 24
19h – Galo de Ouro
19h40 – Banda Batistão
20h20 – Cacique São José
21h – Garra de Ouro
21h40 – Sabiá
22h20 – Combinado do Amor
23h – Balanço do Fonseca
23h40 – União da Engenhoca
0h20 – Bem Amado
1h – Paraíso do Bonfim
Dia 25
19h – Mocidade de Icaraí
19h45 – Império de Araribóia
20h30- Bafo do Tigre
21h15 – Souza Soares
22h – Unidos da Região Oceânica
22h45 – Alegria da Zona Norte
23h30 – Magnólia Brasil
0h15 – Unidos do Sacramento
1h – Folia do Viradouro
1h45 – Experimenta da Ilha da Conceição
—
16:58 (há 1 hora)
| ||||
Nas lonas culturais, palcos, praças e parques ,
Programação de Carnaval de 9 a 25 de fevereiro
A Prefeitura de Niterói, por meio das Secretarias Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), preparou para esse Carnaval uma programação pra lá de especial, com blocos, shows musicais e infantis como Sinfônica Ambulante, Cordão da Bola Preta, Bia Bedran, Mônica Mac, Choro na Rua, Tatu Canta Cá, Banda Trupicada, Mulheres de Chico, Cordão da Bola Branca, Céu na Terra e Ana Costa. A folia, que promete embalar foliões de todas as idades, acontece de 09 a 25 de fevereiro em diferentes pontos da cidade, como São Lourenço, Itaipu, Engenho do Mato, Morro do Preventório, Campo de São Bento, Horto do Barreto e o Horto do Fonseca.
Sinfônica Ambulante
Criada em março de 2011, a Sinfônica Ambulante surgiu do encontro de amigos músicos. As mais variadas influências dos integrantes tornaram a banda o que ela é hoje: um grupo de arte livre, que ocupa espaços públicos com muita música e diversão. Além disso, o conjunto também ficou famoso pelo seu repertório de releituras, que vai desde o samba de Zé Kéti ao rock do Nirvana e dos Beatles, da brasilidade de Caetano Veloso ao pop do A-Ha.
Cordão da Bola Preta
Depois de algumas décadas, o carnaval de rua voltou a ser o grande atrativo da maior festa da cidade do Rio de Janeiro e o Cordão da Bola Preta tem uma grande responsabilidade no fato, tendo em vista que mesmo quando o carnaval de rua estava esquecido e acabado, nunca deixou de desfilar com a sua famosa Banda Show. O mais antigo Bloco de Carnaval do mundo, passou por duas guerras mundiais, por duas ditaduras, por períodos de censura, por várias crises econômicas, mas nunca deixou de trazer alegria e música para cariocas, brasileiros e estrangeiros, nas ruas do centro do Rio.
Carnaval com Bia Bedran
Com seu show “Carnaval com Bia Bedran”, a cantora e compositora apresenta as inesquecíveis marchinhas que fazem o sucesso do carnaval carioca desde a chamada época de ouro da música popular brasileira até os dias de hoje. São cerca de 50 marchinhas voltadas para o público infantil para animar adultos e crianças. No repertório, sucessos como Pirata da perna de pau, Tem gato na Tuba, Chiquita Bacana, Touradas em Madri, Yes, nós temos banana, Balancê, Mamãe eu quero, Pirulito que bate-bate entre outras. Para completar Bia mostra canções do seu repertório. O Show cria uma atmosfera contagiante de alegria para toda família brincar um carnaval inesquecível com as melhores marchinhas de todos os tempos.
Mônica Mac
Mônica Mac possui uma extensa trajetória no samba da região. Há mais de 20 anos dedica sua vida à música e pesquisa o gênero. Natural de Niterói, já se apresentou em diversos teatros da cidade e do país inteiro com seu grupo, Situkerê. Também foi co-idealizadora dos projetos “Samba Buarque de Hollanda”, “Sai Samba de Cartola” e “Recriando a Criação”.
Choro na Rua
Mais rica tradição instrumental da música brasileira, o choro tem se reinventado ao longo de um século. Mas para fazer uma boa roda é necessário juntar pessoas que gostem de tocar “conversando”. Seu líder, o trompetista Silvério Pontes conta que o coletivo Choro na Rua nasceu espontaneamente na Rua do Rosário, em dezembro de 2016. A proposta é levar a magia da roda de choro para um público maior, ocupando e requalificando espaços urbanos e fortalecendo esse riquíssimo traço de nossa identidade cultural. O grupo conta com vários músicos que se revezam nas rodas e apresentações. E sempre conta com convidados.
Bailinho de carnaval do Tatu Canta Cá
O Tatu Canta Cá é um grupo de música infantil que promove oficinas de musicalização, rodas de música em escolas, aniversários e espaços culturais e diversas intervenções artísticas. O bailinho de carnaval do Tatu Canta Cá é um projeto no estilo “showficina” conta com o total de três músicos e educadores musicais. Possui um repertório com marchinhas, sambas, cirandas, forrós e músicas regionais. A interação com o público se dá através de elementos sensoriais e imagéticos como tecidos, bambolês, fitas, fantoches.
Banda Trupicada em Trupifolia
Trupifolia é um show divertido, com ritmos animados, criado especialmente para crianças. Possui um repertório permeado por sambas, chorinhos, frevos, rock, pop e MPB, além de contar com canções compostas pela própria banda Trupicada e músicas da nova geração de compositores que são referências para o público infantil e infanto-juvenil. As canções são repletas de ludicidade e temas que são coerentes com os interesses, vivências, curiosidades, dúvidas, reflexões e descobertas das crianças e garantem momentos de puro deleite e de confraria familiar.
Mulheres de Chico
Para quem ainda não conhece, o Mulheres de Chico é hoje um dos blocos que mais atrai foliões no carnaval. É o primeiro bloco temático do Rio de Janeiro: canta e dança ao som das músicas de Chico Buarque de Holanda. É também o primeiro bloco feminino do Brasil. Desde de 2015 o desfile acontece nas areias da praia do Leme e tem reunido cerca de 50.000 pessoas. O Mulheres de Chico durante todo o ano se apresenta em teatros, casas noturnas e shows ao ar livre no eixo Rio e Niterói, além de outras cidades Brasil afora como Brasília, Juiz de Fora, Belém, Manaus, Palmas e São Paulo.
Cordão da Bola Branca
Bloco carnavalesco da terceira idade criado em Niterói, o Cordão do Bola Branca foi fundado em 2017 com o objetivo de levar à população da terceira idade (+60 anos) o antigo Carnaval de Rua, com as famosas marchinhas. Ao longo desses anos, porém, têm recebido em seus eventos não só os idosos, mas também seus filhos e netos.
Céu na Terra
Considerado um dos blocos de rua mais tradicionais do carnaval carioca, o Céu da Terra há 20 anos esbanja colorido e fantasias pelas ruas do bairro de Santa Tereza. Com seus bonecos gigantes e pernaltas, o bloco já foi premiado como o mais colorido do carnaval carioca. Seus integrantes sempre ligados à pesquisa de folguedos e tradições populares, se preocupam em proporcionar a interação de um repertório que vai, além das marchinhas, sambas, maxixes, jongo e maracatu, agregando ainda os ritmos e sotaques do ciclo junino, como a Brincadeira de Boi.
Ana Costa
Cantora, compositora e violonista Ana Costa é um dos nomes mais representativos da revitalização do samba no Rio de Janeiro. Desde a década de 1990 dedica-se o ano inteiro ao movimento do samba com seu repertório repleto de sucessos que encantam a todas as gerações. Com uma trajetória de sucesso, indicada quatro vezes como melhor cantora de samba no Prêmio da Música Brasileira, a artista foi eleita Revelação no 5º Prêmio Rival Petrobras de Música. Com 5 CDs e 1 DVD lançados Ana vem conduzindo a carreira consciente do próprio valor e das próprias possibilidades de êxito.
Programação
PALCO SÃO LOURENÇO DOS ÍNDIOS
Praça General Rondon
Domingo – 09/02
17h30- Sinfônica Ambulante
19h – Cordão da Bola Preta
PALCO ITAIPU
Próximo ao Museu de Arqueologia
Sábado – 15/02
17h30 – Carnaval com Bia Bedran
19h – Cordão da Bola Preta
PALCO ENGENHO DO MATO
Domingo – 16/02
17h30 – Mônica Mac e Samba no Prato – Participação de Eliane Carnevale
19h – Sinfônica Ambulante
PALCO PREVENTÓRIO
Próximo à estação da CCR Charitas
Domingo – 16/02
17h30 – Bia Bedran
19h – Choro na Rua – Participação de Alana Moraes e Pedro Miranda
LARGO DO MARRÃO
Domingo – 22/02
18h – Carnaval com Bia Bedran
20h – Cordão da Bola Preta
PALCO CAMPO DE SÃO BENTO
Sábado – 22/02
10h – Bailinho de carnaval do Tatu Canta Cá
11h – Show de Carnaval Trupifolia com a TRUPICADA Banda de Música Infantil
12h30 – Mônica Mac e Samba no Prato – Participação de Eliane Carnevale
Domingo – 23/02
11h – Carnaval com Bia Bedran
13h – Cordão da Bola Preta
Segunda feira – 24/02
11h – Sinfônica Ambulante
12h30 – Mulheres de Chico
14h – Cordão da Bola Branca
Terça Feira – 25/02
11h – Céu na Terra
12h30 – Choro na Rua e Convidados – Participação de Alana Moraes e Pedro Miranda
LONA CULTURAL ARTHUR MAIA – HORTO DO BARRETO (PARQUE PALMIR SILVA)
Domingo – 23/02
11h – Mônica Mac e Samba no Prato – Participação de Eliane Carnevale
12h30 – Mulheres de Chico
14h – Cordão da Bola Branca
Segunda – 24/02
11h – Show de Carnaval Trupifolia com a TRUPICADA Banda de Música Infantil
12h30 – Ana Costa
Terça – 25/02
11h – Carnaval com Bia Bedran
12h30 – Cordão da Bola Preta
HORTO DO FONSECA
Domingo – 23/02
16h – Tatú Canta Cá
17h – Céu na Terra
18h30 – Ana Costa
Segunda – 24/02
17h – Carnaval com Bia Bedran
18h30 – Cordão da Bola Preta
Terça – 25/02
17h – Show de Carnaval Trupifolia com a TRUPICADA Banda de Música Infantil
18h30 – Mônica Mac e Samba no Prato – Participação de Eliane Carnevale