29.9 C
São Gonçalo
terça-feira, janeiro 19, 2021

Capitão Nelson recebe presidente do Conleste e discute mobilidade urbana da região

Encontro debateu criação do BRS e desenvolvimento de outros projetos de mobilidade

Leia Mais

Flamengo vence Goiás e vê distância para líder São Paulo ficar em 5 pontos

Com gols de Arrascaeta, Gabigol e Pedro, o Flamengo venceu o Goiás por 3 a 0, pelo Brasileiro, fora de casa na noite desta...

Mistério: mulher é assassinada dentro de cemitério

Entre túmulos e catatumbas onde descansam entes queridos, um fato misterioso levou policiais militares do 7° BPM (São Gonçalo) ao cemitério do Pacheco, em...

Reajuste de 7,6% da gasolina nas refinarias começa a valer nesta terça-feira (19)

O novo reajuste da gasolina, o primeiro do ano, começa a valer nesta terça-feira (19). O valor subiu de R$ 1,84 para R$ 1,98 nas...

Enterro do vendedor morto na RJ-104 é marcado por emoção

O vendedor Wendel Freitas Oliveira, 33 anos, baleado na RJ-104, foi enterrado na tarde dessa segunda-feira (18) no Cemitério Parque da Paz, no Pacheco....

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, recebeu em seu gabinete, na noite desta segunda-feira (11), o atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Sadinoel Oliveira, ex-prefeito de Itaboraí, para discutir propostas de interesse para a Região Leste Fluminense, entre elas o plano de mobilidade urbana.

O encontro foi realizado na sede da prefeitura, no Centro, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos – pasta responsável por garantir a execução das propostas debatidas.

De acordo com Capitão Nelson, a reunião funcionou como uma prévia do encontro que está marcado para o dia 25, com representantes dos 16 municípios que compõem o Conleste, onde estratégias de atuação em conjunto serão discutidas.

“O Sadinoel, enquanto presidente do Conleste, veio me passar algumas orientações e dividir sua experiência. É importante ter essa troca de ideias, especialmente em prol do desenvolvimento da nossa região. Estamos trabalhando em um projeto de mobilidade em parceria com outros municípios, por este motivo, precisamos estar alinhados com as cidades que fazem parte do Conleste”, avaliou Capitão Nelson.

Durante a reunião, a secretária adjunta de Gestão Integrada e Projetos, Maria Gabriela Bessa, e a assessora especial da pasta, Julia Sobreira, destacaram o projeto do BRS (Bus Rapid Service – Serviço de Ônibus Rápido), que está em fase final de estudos de projeto, com previsão de término em maio.

“Após o término dos estudos, teremos condições de pleitear, junto ao Governo Federal, recursos para a execução do BRS e ampliar a qualidade do deslocamento na cidade. Por este motivo, estamos nos adiantando e estreitando os laços com o consórcio, para traçar um plano conjunto de mobilidade urbana. Queremos identificar as principais demandas e atender às expectativas da população”.

O presidente do Conleste, Sadinoel Oliveira, ressalta que São Gonçalo precisa fazer valer o peso que tem na Região Leste Fluminense, algo que ficou perdido nos últimos anos.

“São Gonçalo precisa ter representatividade política. Vim desejar boas-vindas e sorte ao novo prefeito, Capitão Nelson, pois sei de sua capacidade e dos desafios que estão pela frente. Fui muito bem acolhido e fiquei feliz por poder discutir um tema tão importante, como é a mobilidade urbana, tendo como vetor principal os municípios do Conleste”, concluiu Sadinoel.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcio Picanço Cerqueira, e o diretor geral do Conleste, João Pedro Leal.

BRS

O projeto do BRS, que está sendo elaborado pelo consórcio Coba Logit, consiste na criação de um binário aproveitando o eixo desativado da antiga linha férrea e o sistema viário do município. O binário deverá ser composto por faixas exclusivas destinadas ao transporte coletivo, com uma linha principal ligando Neves a Alcântara (que também receberá a ciclovia), além de linhas alimentadoras. Os estudos estão sendo feitos com recursos oriundos do Ministério de Desenvolvimento Regional, através da Caixa Econômica Federal.

O projeto já passou por diversas etapas como: levantamento de informações e pesquisas, análise do sistema, elaboração e análise de alternativas e levantamentos topográficos e cadastrais. Também já foram realizados o estudo funcional, prospecção geotécnica, consolidação e estudo do traçado, estudos topográficos, cadastrais e preparação dos elementos, estudos hidrológicos, estudos geológicos e geotécnicos, e caracterização do pavimento existente.

Conheça o Conleste

O consórcio público é formado por 16 municípios do Leste Fluminense, com mais de 3,3 milhões de habitantes, cujo principal objetivo é traçar estratégias conjuntas de atuação, através de parcerias entre as cidades. Esta integração busca contribuir para o crescimento econômico, cultural e sustentável das regiões consorciadas.

Discutindo políticas públicas e buscando soluções para áreas como mobilidade urbana, habitação e saúde, o Conleste busca desenvolver projetos focados nas particularidades e nos potenciais de cada município, bem como ampliar o canal de comunicação com os governos estadual e federal.

O Conleste é composto pelos seguintes municípios: Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.

Notícias Relacionadas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

Bruna Marquezine engata romance com filho de Claudia Raia, diz colunista

Os boatos de que a atriz Bruna Marquezine e Enzo Celulari, filho dos atores Edson Celulari e Claudia Raia, estariam juntos podem não ser...

Vacinas contra Covid-19 chegam ao Centro de Distribuição em Niterói

O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, recebeu por volta das 18h30, num centro de distribuição do governo do estado no Barreto, em...

Primeiras 400 doses da vacina contra Covid-19 chegam até quarta-feira (20) em Tanguá

A Prefeitura de Tanguá recebe até quarta-feira (20) cerca de 400 doses da vacina contra a Covid-19, doadas pelo Governo do Estado. Segundo o...

São Gonçalo inicia na quarta-feira vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo vai começar a vacinar contra a Covid-19 todos os profissionais de saúde, moradores de residências terapêuticas...

Após 4h de atraso, doses chegam ao Rio e governo confirma início da vacinação nesta segunda (18)

Após quatro horas de atraso, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro da capital fluminense, pouco...