30.5 C
São Gonçalo
terça-feira, abril 23, 2024

Cabo Frio recebe unidade de saúde da Uerj

Leia Mais

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugurou nova unidade de saúde na cidade de Cabo Frio, na manhã desta  sexta-feira (15).  O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, localizado no bairro Jardim Flamboyant, vai funcionar com  cerca de 50 leitos, priorizando tanto o atendimento à Covid-19, quanto o tratamento das sequelas causadas pela  doença na população da  Região dos Lagos.  A previsão é disponibilizar 20 vagas em Unidades de Tratamento Intensiva (UTIs) e as demais para a reabilitação pós-covid.

A ação faz parte do projeto de interiorização da Uerj, que tem como objetivo marcar a presença da instituição nas diversas regiões fluminenses nas áreas da saúde, ensino e extensão universitária. “Com o hospital,  haverá acesso ao atendimento público de qualidade e gratuito, além de infraestrutura adequada para pesquisas na área da saúde, pressuposto para a instalação de uma Faculdade de Medicina no município, que vai funcionar no prédio ao lado. Nossa missão é unir o pensamento científico, a ciência, a tecnologia e a inovação”, afirmou o reitor Ricardo Lodi.

A cerimônia contou a com participação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, dos secretários estaduais de Ciência e Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho e de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, do reitor da Uerj, Ricardo Lodi, do vice-reitor, Mário Carneiro, além dos pró-reitores, Cláudia Gonçalves, Denizar Vianna, Lincoln Tavares, Luiz Motta e Catia Antônia Silva, da diretora do hospital Beatriz Trindade, entre outros.

De acordo com Claudio Castro, o governo do Rio continuará investindo na educação, ciência e tecnologia. ” Nosso entendimento  é  que se é para contratar, se é para dar bolsas, nós sempre priviligiaremos a universidade pública gratuita. O professor Lodi acredita nisso, que a universidade tem como ser catalizadora de políticas públicas, um braço do Estado. Se a gente está conseguindo sair das páginas policiais para as páginas do desenvolvimento, a Uerj tem muito a ver com isso”, declarou o governador  durante a solenidade.

O convênio

O hospital, anteriormente incorporado à rede privada, estava fechado desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a reabertura do estabelecimento.   “Essa unidade hospitalar pertencia à rede de Faculdades Unilagos, chegou a ser gerida pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio durante um período, e, agora será administrada por nós, por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que terá a duração de um ano”, afirma o pró-reitor de Saúde da Uerj, Denizar Vianna, que está à frente do projeto.

Conforme plano de trabalho aprovado pela SES, a universidade  pôde comprar equipamentos e insumos, como também contratar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, administradores,  técnicos,  entre outros profissionais necessários à estrutura organizacional do lugar.  Para isso, a universidade optou por um Processo Seletivo Simplificado, para a seleção de pessoal qualificado para cada área. “Todo o pessoal contratado é proveniente da cidade de Cabo Frio”, informa o pró-reitor.

De acordo com Vianna, a ideia é criar um sistema integrado com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), bem como com a Policlínica Piquet Carneiro (PPC), para auxiliar no gerenciamento local, com monitoramento adequado, informação de fornecedores e transferência de conhecimento.   “Em função da pandemia, vivemos uma escassez de materiais e de medicamentos, então, ao promovermos essa interação facilitamos os processos”, declara.

Homenagem ao SUS
Para marcar a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital presta homenagem ao médico sanitarista Hesio Cordeiro, professor do  Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tenho muito orgulho de sentar na cadeira que um dia pertenceu ao Hesio Cordeiro, reitor da Uerj, referência na saúde pública do país. Foi um dos fundadores do SUS, que hoje se mostra tão importante para a população brasileira, especialmente  nesse momento de combate à Covid-19. Homenageá-lo é homenagear o SUS”, ressalta Lodi.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress